Dossiê 06 - Memória e história da hanseníase no Brasil através de seus depoentes (1960-2000)

Abrahão Rotberg Adilson Pereira dos Santos Agenor Mendes Filho Aguinaldo Gonçalves Antônio Ademar Barahuma Bezerra Antônio Borges Júnior Antônio Pereira da Silva Arnaldo Sobrinho de Moraes Artur Custódio Moreira de Souza Benedito Vieira de Figueiredo Clóvis Lombardi Cristiano Cláudio Torres Dora Martins Cypreste Diltor Vladimir Araújo Opromolla Euzenir Nunes Sarno Fabíola Aguiar Nunes Francisca Estrela Dantas Maroja Fuad Abílio Abdala Germano Traple Gerson Fernando Mendes Pereira Gerson de Oliveira Penna Hortêncio Maciel Isabel Bezerra da Silva e Joaquim Ferreira dos Santos Jair Ferreira João Batista Dumont Luis Aurélio Alves Orsini Luis Tranquilino de Lima Luiz Marino Bechelli Lygia Madeira César de Andrade Marcos da Cunha Lopes Virmond
Resultados 1 a 30 de 38 Mostrar tudo

Área de identificação

Código de referência

BR RJCOC 05-06-01-01-02-06

Título

Memória e história da hanseníase no Brasil através de seus depoentes (1960-2000)

Data(s)

  • 2001 - 2009 (Produção)

nível de descrição

Dossiê

Dimensão e suporte

Documentos sonoros: 87 fitas cassete e 1 CD (71h41min; arquivos digitais)

Área de contextualização

Nome do produtor

História arquivística

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Reúne 46 entrevistas do projeto que teve como objetivo registrar as memórias e vivências de profissionais de saúde e de ex-pacientes de hanseníase. As entrevistas foram realizadas com personagens que trabalharam com a hanseníase de diversas formas como, por exemplo, na elaboração de políticas de controle à doença, na administração hospitalar, pesquisa básica, atendimento às populações atingidas e etc., ou dos que padeceram com o diagnóstico positivo para a lepra/hanseníase e sua experiência com o adoecimento e o isolamento imposto como prática médica até as décadas de 1960 e 1970. Com estas entrevistas é possível recuperar aspectos como: as estratégias de sobrevivência numa época de grande estigmatização da doença; as dificuldades com a pesquisa básica pelas particularidades morfológicas do bacilo de Hansen; os diferentes tipos de medicamentos utilizados para controle da doença; a formação acadêmica; o surgimento de associações como a SORRI e o MORHAN; os embates entre a cosmética e a dermatologia sanitária, dentre vários outros aspectos relevantes.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Descrição por item, organizado em ordem alfabética.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição.

Condições de reprodução

Sem restrição.

Idioma do material

Forma de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, CASA DE OSWALDO CRUZ. Memória e história da hanseníase no Brasil através de seus depoentes (1960-2000) - Acervo de depoimentos orais, Rio de Janeiro, Fiocruz, 2010.

Inventário

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota de publicação

MACIEL, Laurinda Rosa; NERY, I. . A presença da hanseníase no Brasil - Alguns aspectos relevantes nessa trajetória. In: Elioenai Dornelles Alves, Telma Leonel Ferreira, Isaías Nery,. (Org.). Hanseníase: Avanços e desafios. 1ed. Brasilia: NESPROM, 2014, v. -, p. 19-40.

Nota de publicação

MACIEL, Laurinda Rosa. 'Em proveito dos sãos, perde o lázaro a liberdade' - uma história das políticas públicas de combate à lepra no Brasil (1941-1962). Tese de doutorado em História Social, UFF, Ano de obtenção: 2007.

Nota de publicação

MACIEL, Laurinda Rosa. 'A solução de um mal que é um flagelo': Notas históricas sobre a hanseníase no Brasil do século XX. In: Dilene Raimundo do Nascimento; Diana Maul de Carvalho. (Org.). Uma história brasileira das doenças. Brasília/DF: Paralelo 15, 2004, p. 109-125.

Nota de publicação

MACIEL, Laurinda Rosa. ‘Memórias e narrativas da lepra/hanseníase: uma reflexão sobre histórias de vida, experiências do adoecimento e políticas de saúde pública no Brasil do século XX’, In História Oral, v. 20, n. 1, p. 33-54, jan./jun. 2017.
Disponível em: http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=article&op=view&path%5B%5D=696&path%5B%5D=pdf

Área de notas

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - assunto

Ponto de acesso - local

Ponto de acesso - nome

Pontos de acesso de género

Área de controle da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status da descrição

Preliminar

nível de detalhamento

Integral

Datas de criação, revisão, eliminação

Junho de 2010.

Fontes utilizadas na descrição

Zona da incorporação

Entidades coletivas, pessoas ou famílias relacionadas

Géneros relacionados

Lugares relacionados