Fundo MF - Arthur Moncorvo Filho

Arthur no colo de seu pai Carlos Moncorvo de Figueiredo Retrato de Arthur Moncorvo Filho Planta do Helioterapium Visão frontal do Helioterapium Sala de banho de luz na sede principal do Helioterapium Vista da sala de ortopedia para a sala de massagem e câmara escura para fotografia Vista da propriedade desde o ponto mais alto dela Benfeitores; damas da assistência e convidados da inauguração do Helioteraium Visita do Ministro da Justiça e Negócios Interiores ao Helioterapium Visita do pediatra espanhol Andrés Martínez Vargas ao Helioterapium Crianças, enfermeiras, médicos e Moncorvo Filho na Alameda Augusto Paulino por ocasião da visita ... Atividade ao ar livre na Alameda Ferreira Magalhães Helioterapia realizada na Alameda Ferreira de Magalhães Área de lazer para crianças doentes Gráfico sobre a demografia no Rio de Janeiro Armazenador das garrafas de leite materno esterilizadas Moncorvo Filho e companheiros médicos em atendimento no IPAI Serviços oferecidos pelo serviço Gotta de Leite do IPAI Exame infantil no Dispensário Moncorvo Incubadora para recém-nascidos Balanças pediátricas na antiga sede do IPAI Distribuição de alimentos no Posto de Assistencia à Infância durante o surto de gripe espanhola d... Doutor Maurity Santos examinando paciente com pneumonia durante a epidemia de gripe espanhola de ... Prédio que serviu para socorrer vitmas da gripe espanhola em 1918 Doutor Maurity e enfermeiras atendendo doente no Morro do Salgueiro durante o surto de gripe espa... Moncorvo Filho consultando criança durante a epidemia de gripe espanhola de 1918 Socorro a um homem enfermo da gripe espanhola no Morro da Mangueira Os médicos Moncorvo Filho e Orlando de Góes atendendo pacientes no surto de gripe espanhola de 1918 Moncorvo Filho e auxiliares no Posto de Assistência a Infância durante o surto de gripe espanhola Moncorvo Filho consultando um bebê durante surto de gripe espanhola
Resultados 1 a 30 de 48 Mostrar tudo

Área de identificação

Código de referência

BR RJCOC MF

Título

Arthur Moncorvo Filho

Data(s)

  • 1793-1965 (Produção)

nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 0,98 m
Documentos iconográficos: 176 itens (129 fotografias, 46 imagens impressas e 1 desenho)

Área de contextualização

Nome do produtor

(1871-1944)

Biografia

Nasceu em 13 de setembro de 1871, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), filho de Carlos Arthur Moncorvo de Figueiredo, considerado o pai da pediatria brasileira, e Izabel da Silveira Ferreira e Figueiredo. Passou os primeiros anos de vida na Europa, principalmente em Paris, onde seu pai realizou estágios com os médicos Eugène Bouchut e Henri-Louis Roger. Em 1897 diplomou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, defendendo a tese de doutoramento intitulada Das linfangites na infância e suas consequências. Durante o curso médico trabalhou na Policlínica Geral do Rio de Janeiro, instituição criada em 1881 por seu pai e outros médicos de renome lotados na cidade. Com a morte de Carlos Arthur Moncorvo de Figueiredo, em 1901, ocupou o seu lugar no comando do serviço de moléstias de crianças da policlínica. Desde o início da carreira abraçou a causa da assistência médico-social à criança brasileira de família pobre. Seguindo os passos profissionais de seu pai iniciou uma grande propaganda a favor da higiene infantil e da puericultura. Para isso criou e dirigiu o Instituto de Proteção e Assistência à Infância (1899), entidade filantrópica e seu principal legado, o Heliotherapium (1914), o Departamento da Criança no Brasil (1919) e o Museu da Infância (1922). Em 1918 atuou ativamente no combate à gripe espanhola na capital federal, quando transformou as dependências do Instituto de Proteção e Assistência à Infância em um posto de assistência aos doentes, localizado na rua Visconde do Rio Branco, n. 22, região central do Rio de Janeiro. Em 1941 transferiu todo o patrimônio do instituto para a prefeitura da cidade. Ao longo de sua trajetória desenvolveu vasta e diversificada produção científica referente a assuntos de sua especialidade, como coqueluche, bacteriologia, higiene profilática, doenças parasitárias, tuberculose, alimentação e mortalidade infantil, difteria e a cura pelo sol. Escreveu ainda livros sobre a história da pediatria no país: Hygiene infantil (1917), Formulário de doenças das creanças (1923) e Histórico da protecção à infância no Brasil (1926). Foi membro da Academia Nacional de Medicina, da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Pediatria, entre outras associações médico-científicas. Morreu em 14 de maio de 1944, no Rio de Janeiro.

História arquivística

Procedência

Doação de Ana Lúcia Moncorvo de Mattos em outubro de 2010.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Reúne cartas, artigos, abaixo-assinados, apontamentos, anais de evento, atas, balancetes, cartões, convites, declarações, discursos, ensaios, estatutos, folhetos, recibos, recortes de jornais e revistas, publicações, prospectos, relatórios de atividade, telegramas, fotografias, desenho, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como médico, gestor e membro de instituições e associações científicas, tanto no Brasil como no exterior.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Grupo Vida Pessoal
Grupo Formação e Administração da Carreira
Grupo Gestão Institucional
Grupo Relações Interinstitucionais e Intergrupos

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição.

Condições de reprodução

Sem restrição.

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • italiano
  • português

Forma de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Fundo Arthur Moncorvo Filho: inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2018.

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Fundo Carlos Moncorvo de Figueiredo

Descrições relacionadas

Área de notas

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - assunto

Ponto de acesso - local

Ponto de acesso - nome

Pontos de acesso de género

Área de controle da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Status da descrição

Final

nível de detalhamento

Integral

Datas de criação, revisão, eliminação

junho de 2018 (criação)

Fontes utilizadas na descrição

CARNEIRO, Glauco. Um compromisso com a esperança: história da Sociedade Brasileira de Pediatria - 1910-2000. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 2000. p. 100-131.
FREIRE, Maria Martha de Luna; LEONY, Vinícius da Silva. A caridade científica: Moncorvo Filho e o Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Rio de Janeiro (1899-1930). História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.18, supl. 1, p. 199-225, dez. 2011.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Carlos Arthur Moncorvo Filho (1871-1944). Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.sbp.com.br/academia-brasileira-de-pediatria/institucional/quadro-de-titulares/carlos-arthur-moncorvo-filho. Acesso: 16 maio 2018.
WADSWORTH, James E. Moncorvo Filho e o problema da infância: modelos institucionais e ideológicos da assistência à infância no Brasil. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 19, n. 37, p. 103-124, set. 1999.

Nota do arquivista

Equipe: Felipe Almeida Vieira, Francisco dos Santos Lourenço e Gabriel da Silva Rodrigues.

objeto digital (Master) zona de direitos

objeto digital (Referência) zona de direitos

objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Entidades coletivas, pessoas ou famílias relacionadas

Géneros relacionados

Lugares relacionados