Dossiê 06 - Hésio Cordeiro

Área de identificação

Código de referência

BR RJCOC 05-05-03-06

Título

Hésio Cordeiro

Data(s)

  • 1986 (Produção)

nível de descrição

Dossiê

Dimensão e suporte

Documentos sonoros: 3 itens (fitas cassetes, 2h45min; arquivos digitais).

Área de contextualização

Nome do produtor

História arquivística

Entrevista exploratória realizada por Marcos Chor Maio, Nilson Moraes e Paulo Gadelha, no dia 02 de dezembro de 1986, para o futuro projeto “Constituição de Acervo de História Oral da Assistência Médica na Previdência Social”.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Sumário
Fita 1 - Lado A
Nascimento em Juiz de Fora; referência a formatura do pai, em Medicina; sua origem familiar e lembrança dos pais e avós; sobre a trajetória profissional de seu pai; lembranças de sua família e infância; a presença da religião na sua formação; recordações do Colégio Militar; sua infância no Méier.

Fita 1 - Lado B
Breve referência a seu avô; seu ingresso no Colégio Militar e lembrança dos colegas; referência a sua simpatia por Getúlio Vargas e recordações do Golpe de 1964; lembranças do Colégio Militar.

Fita 2 - Lado A
Lembranças do Colégio Militar e a rivalidade com outras escolas; breve referência a acontecimentos políticos da sua juventude; novas referências ao Colégio Militar e recordações de sua juventude; alusão a seu irmão, Eraldo; as festas na sua juventude, no Méier; sua opção pela Medicina e a dedicação de seu pai pela profissão.

Fita 2 - Lado B
Sua opção pela Medicina e a dedicação do pai pela profissão; o ambiente cultural de sua família; sobre sua atuação na Universidade; a influência de seu pai na sua escolha pela Medicina; lembranças de sua passagem pela escola pública e da infância no Méier; comentário sobre a qualidade do ensino público no seu tempo; a ligação com sua mãe e a influência religiosa; os programas que assistia na sua infância; breve comentário sobre seu relacionamento com os pais; sua trajetória estudantil.

Fita 3 - Lado A
A conjuntura sob a qual estava inserida a Faculdade; o diretório acadêmico e sua atuação; o Partido Comunista e a Faculdade de Ciências Médicas.

Fita 3 - Lado B
Grupo de estudos teóricos em torno do professor Piquet Carneiro; atuação profissional ainda na formação acadêmica; reflete sobre possível dicotomia entre sua militância sobre questões internas (Faculdade) e externas.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Transcrição e sumário

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição

Condições de reprodução

Sem restrição

Idioma do material

Forma de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota de publicação

"Medicina social no Brasil: esboço do perfil de um pioneiro". Cadernos de Saúde Pública, vol. 4, n. 3, set. 1988, pp. 342-348. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1988000300010>.

Área de notas

Nota

Resenha biográfica
Nascido em Juiz de Fora (MG) no dia 21 de maio de 1942, filho de Ailton e Yette Cordeiro, mudou-se na infância, para o Rio de Janeiro. Frequentou o Colégio Militar antes de seguir a carreira de médico. Formado em Medicina pela UEG (atual UERJ) em 1965, Hésio Cordeiro fez mestrado na mesma instituição em 1978, e doutorado no Departamento de Medicina Preventiva da USP, em 1981, tendo ingressado no quadro da UERJ anos antes. A inserção nas discussões da formação política e profissional da área conduziram-no à Presidência da Abrasco (Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) no biênio 1983-1985, destacando-se na articulação política do Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, credenciando-o a ocupar a presidência do INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social) entre 1985 e 1988, quando foi dos articuladores das discussões da Saúde no processo constituinte. Foi ainda Reitor da UERJ entre os anos 1992 e 1995 e diretor da Agência Nacional de Saúde de 2007 a 2010. Também exerceu a coordenação do programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade Estácio de Sá (Unesa) e a coordenação de saúde da Fundação Cesgranrio.
(Disponível em: <https://www.abrasco.org.br/site/outras-noticias/institucional/fiocruz-homenageia-hesio-cordeiro-na-proxima-terca-feira-26/10911/>)

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - assunto

Ponto de acesso - local

Ponto de acesso - nome

Pontos de acesso de género

Área de controle da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status da descrição

Preliminar

nível de detalhamento

Integral

Datas de criação, revisão, eliminação

Junho de 2010.

Fontes utilizadas na descrição

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Entidades coletivas, pessoas ou famílias relacionadas

Géneros relacionados

Lugares relacionados