Mostrando 66 resultados

descrição arquivística
Povos indígenas Imagem Com objeto digital
Visualização de impressão Ver:

Oracy Nogueira

  • BR RJCOC ON
  • Fundo
  • 1875-1996

Reúne cartas, diários de campo, programas de cursos, relatórios de pesquisa, conferências, apontamentos, artigos científicos, roteiros de pesquisa, recortes de jornais, fotografias e transcrições de depoimentos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como estudante, professor e pesquisador da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, doutorando na Universidade de Chicago, professor na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e pesquisador em diferentes contextos.

Oracy Nogueira

Adrian Cowell

  • BR RJCOC AC
  • Coleção
  • 1961-2010

Reúne os filmes realizados por Adrian Cowell durante cinquenta anos de filmagens na Amazônia em matrizes digitais betacam, betacam digital e DVCAM, com cópias em suporte DVD para divulgação e consulta. Também estão incluídas matrizes com narração original em inglês, matrizes com canais de áudio separados, DVDs com o time code aparente de acordo com a matriz betacam digital, entre outras. No processo de produção da versão brasileira para o filme ao qual cada dossiê se refere, os originais de som magnético foram transcritos para os suportes DAT, CDs e DVDs para divulgação e consulta. Estão presentes ainda telecinagem de material bruto (não editado). Os filmes registram a maior incineração de matéria orgânica feita pelo homem no mundo - as queimadas; a ameaça à sobrevivência de tribos indígenas na região do Xingu; as expedições de contato com tribos isoladas empreendidas pelos irmãos Villas Boas; a luta de Chico Mendes para preservar as áreas da floresta Amazônica habitadas por seringueiros. A coleção conta também com um conjunto de filmes realizados no início da década de 1960 que narram as comunidades indígenas do Peru e Bolívia estabelecidas nos arredores do lago Titicaca; a história do desaparecimento do coronel Fawcett na região do Xingu; as grandes romarias no sertão do Ceará, Pernambuco e Bahia; a vida dos jangadeiros de Caponga, Fortaleza; as religiões de matriz africana crescentes nos subúrbios e favelas do Recife.
O dossiê Transferência do Acervo de Londres para o Brasil (série Sobre Adrian Cowell) agrega, além dos registros em imagem, registros em fotografia da organização do acervo de filmes do diretor Adrian Cowell em Londres para o transporte para o Brasil.
O dossiê Mostra Amazônia Segundo Adrian Cowell - 50 anos de Cinema (série Sobre Adrian Cowell) agrega, além dos registros em imagem, clippings, decupagens e anais da mostra.

John Adrian Cowell

Tucuruí - Chico Mendes

Material Bruto telecinado a partir de negativos 16 mm subdivididos em quatro assuntos:

Chico Mendes - Campanha Política 1986
A seleção de registros da campanha de Chico Mendes para deputado estadual pelo PT do Acre em 1986 é a maior deste dossiê. Registros de showmícios, discursos, carreatas, votação, apuração e entrevistas com o candidato. Entrevista com Nabor Teles da Rocha Jr, ex-governador do Acre; gado, tratores abrindo a BR 364.
Essas imagens não editadas da Campanha de Chico Mendes foram sincronizadas no DAD/COC (Alexandra Carias).

Chico Mendes - Entrevista no Seringal
Imagens de Chico Mendes cortando Seringa e entrevista; entrevista de Chico Mendes num tapiri (escola) em um seringal; imagens de Marina Silva explicando a pirâmide social no quadro negro para um público adulto; Chico Mendes discursa em palanque num showmício; grupo de seringueiros trazem suas pelas (bolas de látex|) para vender.

Chico Mendes e Marina Silva
No Seringal Santa Isabel grande número de pessoas em pé, escutam Chico Mendes e Marina Silva; Chico Mendes dá entrevista numa canoa, Marina Silva lanchando ao fundo.

Chico Mendes – 1º Encontro Conselho Nacional de Seringueiros 1985
Reunião do 1º Encontro do Conselho Nacional de Seringueiros, Brasília, outubro de 1985, onde foi criado o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS). Deste encontro saiu a proposta de uma aliança dos seringueiros com os índios amazônicos, o que levou o governo a criar reservas florestais para a colheita não-predatória de matérias-primas como o látex e a castanha do pará, através da criação de Reservas Extrativistas.

Batida na Floresta (The Jungle Beat)

A luta de Walmir de Jesus, o gerente do IBAMA em Ji-Paraná, para conter o desmatamento desenfreado da Amazônia no estado de Rondônia. O filme mostra Walmir combatendo a extração e a venda ilegal de madeira, a corrupção na política e no funcionalismo público local, o desemprego e as invasões em áreas de Parques Nacionais e de índios isolados.

Ficha Técnica

Narrador: Ian Curtis
Câmera / Produtor Associado: Vicente Rios
Mixagem e Dublagem: Nigel Read
Colourist: Brian Metherell
Edição Online: Rod Hutson
Metragens Adicionais: Alexis Bastos
Co-Produção Brasileira: UCG / IGPA / Mário Arruda
Editor de Fotografia: Mark Collins
Produção e Direção: Adrian Cowell / Nomad Films para BBC
Editor: Karen O’ Connor
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

The Last Explorers

Material bruto telecinado a partir de negativos 16mm relativo às filmagens realizadas por Adrian Cowell nos dois anos que morou no Parque Indígena do Xingu a convite dos irmãos Claudio e Orlando Villas Boas. Adrian foi convidado para filmar o contato com o grupo indígena isolado Panará, conhecidos naquela época como os Kreen Akarore. O contato não se deu nestes dois anos, mas três meses depois. No entanto Adrian Cowell realizou o renomado filme A Tribo que se Esconde do Homem (The Tribe that Hides from Man) e O Reinado na Floresta (The Kingdom in the Jungle).

Imagens de caçadas, dos Txucarramãe correndo na mata, cercando e matando animais; dia a dia no Parque do Xingu, a convivência de Claudio e Orlando Villas Boas com indígenas de diferentes grupos; filmagens aéreas; encenações e diversas tomadas de cenas que integram o filme A Tribo que se Esconde do Homem, como por exemplo, encenação dos índios Txukahamãe do ataque à aldeia Panará e imagens da queimada de uma maloca; Adrian Cowell e Claudio Villas Boas no interior de avião sobrevoando a floresta a procura de evidência de roças dos índios isolados Panará; fogos de artifício à noite; danças e rituais indígenas, pajelanças; tartarugas, jacarés, lontras nadando no rio; Cláudio e Orlando Villas Boas distribuindo roupas na aldeia Juruna; na aldeia Kararaô, indígenas doentes sendo medicados; sertanista Francisco Meirelles; dia a dia de Claudio Villas Bôas.

Fragmentos de um Povo

Registra as tentativas do Departamento de Índios Isolados da Funai para contatar remanescentes isolados dos índios Avá-Canoeiro, que terão sua área inundada pela barragem de Serra da Mesa (GO). Após décadas de perseguições, os Avá-Canoeiro se resumem a um pequeno grupo em vias de extinção. Sobrevivente de um massacre sofrido nos anos 60, uma família vive escondida em cavernas, por duas décadas, isolada e sem opção de casamento entre si. O indigenista Sydney Possuelo lidera uma longa expedição, em busca de outros indivíduos do mesmo grupo, na tentativa de evitar que a cultura dos Avá-Canoeiro desapareça para sempre.

Ficha Técnica

Direção: Adrian Cowell
Produção: Nomad films
Co-produção: PUC GO / Vicente Rios
Produtor Executivo: Roger James
Câmera: Vicente Rios
Som: Nélio Rios
Edição: Peter Spenceley / Caleb Merges
Fotografia Adicional: Chris Menges / Charles Stewart / Ken Morse
Mixagem e Dublagem: Dave Skilton
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mostra Amazônia Segundo Adrian Cowell - 50 Anos de Cinema

Em 2008, quando o acervo de filmes do diretor Adrian Cowell chega ao Brasil, foram organizadas Mostras de Filmes com mesas de debates para sua divulgação, no Rio de Janeiro e em Brasília. Os debates foram gravados e transcritos (decupados).

CAIXA CULTURAL – Rio de Janeiro – 25 DE NOVEMBRO A 07 DE DEZEMBRO DE 2008
Debate: O DOCUMENTARISTA ADRIAN COWELL
Com participação de Carlos Alberto Mattos, Vincent Carelli (VÍdeo nas Aldeias), Carlos Alberto de Mattos (crítico de cinema), Adrian Cowell (documentarista).
Coordenador: Beth Formaggini

Debate: MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO DE ACERVOS FÍLMICOS INDÍGENAS
Participação de Mario Arruda (Centro de Documentação do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da Universidade Católica de Goiás), Mauro Domingues (Arquivo Nacional), Hernani Heffner (MAM) e Denise Portugal (Museu do Índio).
Coordenador: Paulo Elian (Casa de Oswaldo Cruz).

CCBB – Brasília – 08 A 14 DE DEZEMBRO DE 2008
Abertura: Palestra de Walmir de Jesus, personagem do filme exibido na Abertura da Mostra, “Batida na Floresta”
Debate: O PARQUE INDÍGENA DO XINGU E O MOVIMENTO INDÍGENA NO BRASIL
Participação de Marawe Kayabi, Mutuá Mehinaku, Adrian Cowell, André Villas Boas (Instituto Socioambiental), Márcio Meira (Presidente da FUNAI),
Cordenador: Bruna Franchetto (Museu Nacional)

Debate: AS TRIBOS ISOLADAS E O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA
Participação de Sydney Possuelo (sertanista), José Meirelles (Dep. Índios Isolados – FUNAI) e Marcos Apurinã (Presidente da COIAB- Coordenação Indígena da Bacia do Amazonas)
Coordenador: Ricardo Arnt (jornalista)

Debate: O LEGADO DE CHICO MENDES: AS RESERVAS EXTRATIVISTAS
Participação de Joaquim Belo (CNS) e Julio Barbosa (CNS) Paulo Maia (ICM - BIO), Mary Allegretti,
Coordenador: Nilo Diniz (CONAMA-MMA)
Debate: GRANDES OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA AMAZÔNIA: rumo à sustentabilidade?
Participação de Julio Miragaya (Ministério da Integração Nacional), Nilfo Wandsheer (Sind. Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde – MT), Adriana Ramos - ISA(Instituto Socioambiental), Venilson José Taveira da Silva - CEFT-BAM (Centro de Estudo, Pesquisa e Formação dos Trabalhadores do Baixo Amazonas) e demais representantes do CONDESSA – Consórcio pelo Desenvolvimento Socioambiental da BR-163, Mary Alegretti (antropóloga).
Coordenador: Brent Millikan.

Carnaval da Violência

Filmado nos arredores do lago Titicaca em 1960. Este carnaval é o maior festival no planalto dos Andes. Em centenas de vilas camponesas as pessoas dançam por semanas celebrando suas colheitas. O carnaval hoje é diferente dos festivais dos ancestrais incas. Antes, cada família tinha terra suficiente para o seu sustento. Hoje a maior parte das terras indígenas foi tomada. Os índios dos Andes resistiram por séculos aos conquistadores espanhóis. Do lado peruano do lago Titicaca, Puno é a cidade-mercado dos índios Aymara, o centro de troca de notícias com a Bolívia. Há dez anos os índios na Bolívia se revoltaram e dividiram entre eles as terras dos grandes fazendeiros. Vemos as pichações nas paredes. Os agitadores comunistas e suas armas cruzam a fronteira. Há outra solução a não ser revolução? Em Lima, todo ano, 30 mil índios incham as favelas. Ruas cheias de lixo. Aqui o índio ganha dez vezes mais que nas montanhas. É triste perceber que depois de quatro séculos de contato com a nossa civilização, essas favelas são as suas melhores oportunidades de sobrevivência.

Ficha Técnica
Câmera: Louis Wolfers
Som: Robert Saunders
Edição: Larry Toft
Produção: Harry Hastings
Série: Adventure
Realização: David Attenborough
BBC TV

Resultados 1 a 30 de 66