Fundo HH - Hortênsia de Hollanda

Área de identificação

Código de referência

BR RJCOC HH

Título

Hortênsia de Hollanda

Data(s)

  • 1955-1989 (Produção)

nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 0,14 m
Documentos cartográficos: 9 itens (1 mapa e 8 plantas)

Área de contextualização

Nome do produtor

(1917-2011)

Biografia

Nasceu em 26 de maio de 1917, em Corumbá (MS), filha de Horácio Hurpia Filho e Olívia Bacchi Hurpia. Em 1941 formou-se em língua e literatura anglo-germânica pela Faculdade Nacional de Filosofia e, em 1949, concluiu o curso de nutrição pela Universidade do Brasil. Especializou-se em saúde pública e educação em saúde na Universidade do Chile em 1950. Dois anos depois obteve o título de mestre em saúde pública e educação na Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos. De 1949 a 1955 foi assistente técnica da Divisão de Educação Sanitária do Serviço Especial de Saúde Pública. A partir de 1954 atuou no Departamento Nacional de Endemias Rurais, onde formulou e coordenou, em caráter pioneiro, programas de educação em saúde, em perspectiva multiprofissional, integrando as áreas de epidemiologia, psicologia, educação, ciências sociais e clínica médica. Em 1958 atuou como consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS) para observação de programas de erradicação da malária e de controle da esquistossomose na África. Em 1960, como bolsista da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, trabalhou no planejamento e na avaliação de materiais educativos para a saúde em Washington, Atlanta, Chicago e Nova York. Em 1963 foi contratada pela Comissão do Pacífico Sul e atuou em vários países e territórios, como Melanésia, Polinésia e Micronésia, no controle e combate de doenças como a malária e a tuberculose. Entre 1968 e 1969 foi consultora da OMS para avaliação de programas no México, Costa Rica, Honduras, Guatemala, Paraguai e Argentina. De 1970 a 1977 foi assessora e diretora da Divisão Nacional de Educação Sanitária do Ministério da Saúde, e também consultora em alguns estados brasileiros. No mesmo período, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, desenvolveu projetos de educação sanitária em esquistossomose, doença de Chagas e hanseníase. Morreu em 5 de maio de 2011, em Votuporanga (SP).

História arquivística

Procedência

Doação de Virgínia Torres Schall em 2013.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Reúne folhetos, relatórios, textos de pesquisa, boletins, plantas, listagens bibliográficas e recortes de jornais, entre outros documentos referentes à trajetória profissional da titular nas áreas de saúde pública e educação sanitária.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Identificado

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição

Condições de reprodução

Sem restrição

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • italiano
  • português

Forma de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Fundo Hortênsia de Hollanda: inventário preliminar. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000.

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Fundo Instituto Nacional de Endemias Rurais
Fundo Casa de Oswaldo Cruz, seção Departamento de Arquivo e Documentação, subseção Serviço de Arquivo Histórico, série Projetos de Pesquisa, projeto Memória do Centro de Pesquisa René Rachou, depoimentos orais.

Área de notas

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - assunto

Ponto de acesso - local

Ponto de acesso - nome

Pontos de acesso de género

Área de controle da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status da descrição

Final

nível de detalhamento

Integral

Datas de criação, revisão, eliminação

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Fontes utilizadas na descrição

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Entidades coletivas, pessoas ou famílias relacionadas

Géneros relacionados

Lugares relacionados