Fundo BG - Benjamin Gilbert

Open original objeto digital

Área de identificação

Código de referência

BR RJCOC BG

Título

Benjamin Gilbert

Data(s)

  • 1893-1999 (Produção)

nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 8,96 m (69.041 páginas)
Documentos iconográficos: 25 itens (fotografias)
Documentos cartográficos: 12 itens (plantas de corte)

Área de contextualização

Nome do produtor

(1929-2024)

Biografia

Nasceu em 27 de setembro de 1929, em Felixstowe, litoral do condado de Suffolk, Inglaterra, filho de William Richard Gilbert e Dorothy Oxley Gilbert. Em 1950 graduou-se em química pela Universidade de Bristol e obteve o título de doutor em química orgânica pela mesma universidade em 1954. Nesse período dedicou-se à química de produtos naturais estudando estruturas de vários flavonóides, especialmente as isoflavonas. Entre 1957 e 1958 realizou pós-doutorado na Universidade de Wayne State, em Detroit, Michigan, Estados Unidos, sob a orientação do professor Carl Djerassi. Na ocasião participou de programa de pesquisa voltado para a determinação da estrutura de um inseticida natural presente em sementes de Mammea americana, conhecida no Brasil como abricó-do-Pará. Em 1958 transferiu-se para o Brasil e trabalhou como pesquisador visitante associado com o professor Walter Mors no Instituto de Química Agrícola do Ministério da Agricultura. Ao deixar o instituto em 1963, participou da fundação do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atuou como professor visitante até 1974. Ainda entre as décadas de 1960 e 1970 dedicou-se ao estudo de doenças endêmicas em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais e do Centro de Pesquisas René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De 1972 a 1985 foi chefe do Grupo de Bioquímica do Instituto de Pesquisas da Marinha e de 1985 a 1994, orientador científico da Companhia de Desenvolvimento Tecnológico, entidade privada instalada pela Central de Medicamentos e pela Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e Comércio para desenvolvimento de medicamentos sintéticos e naturais. Em 1986 ingressou na Fiocruz como consultor técnico, função depois alterada para tecnologista sênior do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos). Ali chefiou laboratórios e colocou em prática seus conhecimentos sobre química, com ênfase em química de produtos naturais, nas seguintes ações: padronização química de plantas medicinais, implantação da fitoterapia no Sistema Único de Saúde e produção de monografias sobre plantas medicinais. Aposentou-se em 2002, mas permaneceu à frente de suas atividades em Farmanguinhos. Integrou grupos de trabalho, comissões e comitês da Organização Mundial da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, entre outras instituições. Ingressou na Academia Brasileira de Ciências em 1966 e é também membro da Royal Society of Chemistry, American Chemical Society, Associação Brasileira de Química e Sociedade Brasileira de Química. Em 2020 recebeu o título de pesquisador emérito da Fiocruz. Morreu em 9 de fevereiro de 2024, no Rio de Janeiro.

História arquivística

Procedência

Recolhimento realizado no Laboratório de Química e Produtos Naturais do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) em 1995.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Reúne, cartas, ofícios, certificados, conferências, programas de eventos, artigos científicos, projetos de pesquisas, currículos, prospectos, folhetos, informativos, relatórios de atividades, recibos de pagamentos, recortes de jornais e revistas, fotografias e diplomas, entre outros documentos, referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como especialista em química, com ênfase em química de produtos naturais, no Brasil e exterior.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Grupo Vida Pessoal
Grupo Docência e Pesquisa
Grupo Formação e Administração da Carreira
Grupo Relações Interinstitucionais e Intergrupos

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição.

Condições de reprodução

Sem restrição.

Idioma do material

  • inglês
  • português

Forma de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Fundo Casa de Oswaldo Cruz, seção Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde, série Projetos de Pesquisa, projeto Plantas medicinais: história e memória da pesquisa e da política científica no Brasil, depoimentos orais.
Fundo Farmanguinhos

Área de notas

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - assunto

Ponto de acesso - local

Pontos de acesso de género

Área de controle da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Status da descrição

Final

nível de detalhamento

Integral

Datas de criação, revisão, eliminação

dezembro de 2022

Fontes utilizadas na descrição

Nota do arquivista

Equipe: Francisco dos Santos Lourenço, Guilherme da Cunha Pessanha, Julia Marques, Leticia Hagler de Santana e Vanêssa Alves Pinheiro.

objeto digital (URI externo) zona de direitos

objeto digital (Referência) zona de direitos

objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Entidades coletivas, pessoas ou famílias relacionadas

Géneros relacionados

Lugares relacionados