Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2020-2022 (Produção)
nível de descrição
Série
Dimensão e suporte
Documentos digitais: 323 itens (128 PDF; 154 JPG; 34 JPEG; 4 PNG; 2 MP4; 1 MOV)
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
A Casa de Oswaldo Cruz (COC) foi criada no contexto das transformações político-estruturais realizadas na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) durante a gestão de Sérgio Arouca, pelo ato da Presidência n. 221, de 19 de novembro de 1985, com a missão de coordenar e desenvolver atividades de recuperação da memória e da história referentes à Fiocruz e à saúde no Brasil, estabelecer uma política de preservação documental em âmbito institucional, estabelecer um plano diretor para o melhor aproveitamento do complexo arquitetônico histórico – constituído pelo Pavilhão Mourisco, pela Cavalariça e pelo Prédio do Relógio – e do campus de Manguinhos, além de desenvolver atividades de divulgação científica e cultural. A COC ficou, nesse período, subordinada à Vice-Presidência de Desenvolvimento, e a ela foi incorporado o Museu Oswaldo Cruz. Criaram-se, ainda, o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica, o Núcleo de Animação Cultural e o Núcleo de Proteção e Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico. Foi transformada em unidade da Fiocruz pelo ato da Presidência n. 56, de 15 de maio de 1987, e ficou sob a responsabilidade de um diretor e um conselho consultivo. Em 16 de agosto de 1989, através do ato da Presidência n. 133, seu regimento interno foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz, mantendo em linhas gerais as mesmas atribuições de quando foi criada. A estrutura organizacional consolidada naquela ocasião foi esta: diretor, vice-diretor, administrador, conselho consultivo, conselho interdepartamental, conselho administrativo, congregação e assembleia geral. Como órgãos executivos o regimento apontou os departamentos de Arquivo e Documentação, Pesquisa, Patrimônio Histórico e Artístico, Museu, bem como os núcleos de Promoção Cultural e Editorial. Em 2006 a COC iniciou um processo de reestruturação organizacional que foi finalizado em julho de 2007. Consolidada como unidade técnico-científica, é responsável por ações de produção e disseminação do conhecimento histórico sobre a Fiocruz, a saúde e as ciências biomédicas; de preservação e valorização da memória institucional e dos seus campos de atuação; de divulgação e educação em saúde, ciência e tecnologia; e de ensino, formação e capacitação profissional. Compõem sua estrutura executiva a direção, as vice-diretorias de Pesquisa e Educação, de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica e de Gestão e Desenvolvimento Institucional, além dos núcleos operacionais que executam atividades permanentes de caráter finalístico: Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde, Departamento de Arquivo e Documentação, Departamento de Patrimônio Histórico e Museu da Vida. Sob a coordenação das vice-diretorias encontram-se os programas de pós-graduação em História das Ciências e da Saúde, Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde e Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, a Editoria da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, o Serviço de Tecnologia da Informação, o Serviço de Gestão de Pessoas, o Serviço de Biblioteca e o Departamento de Administração.
Entidade custodiadora
História arquivística
A coleção é resultante do recolhimento, em ambiente digital, de depoimentos e documentos de servidores(as), terceirizados(as), bolsistas e alunos(as) de diferentes unidades da Fiocruz e da população dos territórios do entorno, relacionados à pandemia de Covid- 19 por meio do projeto “Arquivos da Pandemia: memórias da comunidade Fiocruz”, elaborado pelo Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz (COC). Este foi idealizado com o intuito de ser um projeto que coletasse registros para a constituição de um arquivo capaz de reunir e preservar depoimentos e arquivos digitais que emanassem do desejo de documentar a vida na pandemia da comunidade da Fiocruz.
Procedência
A coleta dos documentos foi realizada entre os anos de 2020 e 2022, por meio de uma plataforma online disponibilizada pelo projeto “Arquivos da Pandemia: memórias da comunidade Fiocruz”.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne documentos textuais, iconográficos e audiovisuais produzidos por membros da comunidade Fiocruz e alguns moradores dos territórios vizinhos documentando experiências pessoais e profissionais relativas ao período da pandemia de Covid-19 no Brasil.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
A série está organizada em 94 dossiês identificados pelo nome do colaborador em ordem alfabética, incluindo dossiês de usuários com identidade preservada.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condições de reprodução
Idioma do material
- português