Fundo AF - Alda Falcão

Área de identificação

Código de referência

BR RJCOC AF

Título

Alda Falcão

Data(s)

  • 1942-2010 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 0,56 m
Documentos iconográficos: 174 itens (59 fotografias, 33 diapositivos, 14 desenhos, 17 tiras de negativos flexíveis com 64 fotogramas, 4 reproduções fotográficas)
Documentos audiovisuais: 3 itens (filmes / 3 títulos)
Documentos eletrônicos: 2 itens (CD-Rom)

Área de contextualização

Nome do produtor

(1925-)

Biografia

Nasceu em 27 de março de 1925, em Aracati (CE), filha de João Barbosa Lima e Raimunda Pereira Lima. Sua trajetória profissional, iniciada em 1939, aos 14 anos, esteve ligada a instituições da área da saúde pública. Primeiramente atuou no Serviço de Malária do Nordeste (1939-1942), depois no Serviço Nacional de Malária (1942-1956), e posteriormente no Instituto Nacional de Endemias Rurais (1956-1975), que a partir de 1976 passou a fazer parte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Nessa instituição foi pesquisadora e chefe do Laboratório de Leishmanioses do Centro de Pesquisas René Rachou, como também curadora da Coleção de Flebotomíneos. Em 1958 fez o curso de especialização em entomologia médica da Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Aposentou-se em 1994, mas permaneceu desenvolvendo seus trabalhos sobre sistemática de flebotomíneos. Em 2007 recebeu o título de pesquisadora emérita da Fiocruz.

História arquivística

Procedência

Doação de Valéria Lima Falcão em 2013.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Reúne cartas, artigos científicos, informativos, resumos, recortes de jornais, fotografias e videos, entre outros documentos referentes à trajetória profissional da titular como pesquisadora na área de entomologia, com ênfase nos estudos sobre flebotomíneos, insetos vetores da leishmaniose.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Grupo Formação e Administração da Carreira
Grupo Docência e Pesquisa

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição

Condiçoes de reprodução

Sem restrição

Idioma do material

  • francês
  • inglês
  • português

Forma de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Junto aos documentos iconográficos há uma fotografia classificada AF.VP.DP.01.001 provisoriamente. Na imagem aparecem três crianças, sem informações sobre local, data e acontecimento. Assim que for possível obter informações precisas sobre a imagem inseriremos o item na classificação definitiva.
No dossiê AF.DP.LP.05, classificação pertinente a uma tese, há 9 fotografias que fazem parte do referido documento.

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - assunto

Ponto de acesso - local

Ponto de acesso - nome

Pontos de acesso de género

Área de controle da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status da descrição

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Revisão: descrição de documentos iconográficos em 27/07/2017 por Renata Silva Borges.

Idioma(s)

Fontes utilizadas na descrição

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Entidades coletivas, pessoas ou famílias relacionadas

Géneros relacionados

Lugares relacionados