Item 09 - Orlando Vicente Ferreira

Área de identificação

Código de referência

BR RJCOC 05-06-01-01-01-05-09

Título

Orlando Vicente Ferreira

Data(s)

  • 2001 (Produção)

nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

Documentos sonoros: 2 fitas cassete e 2 CD's (1h52min; cópia digital)

Área de contextualização

Nome do produtor

História arquivística

Entrevista realizada por Anna Beatriz de Sá Almeida e Magali Romero Sá, no Rio de Janeiro (RJ), em 21 de fevereiro de 2001.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Sumário
Fita 1 - Lado A
O perfil de Fred Soper, dirigente da Fundação Rockefeller no Brasil; comentários a respeito da participação como assistente-técnico e desenhista na Fundação Rockefeller entre 1940 e 1946; a organização do Setor de Entomologia da Fundação Rockefeller e a rotina de trabalho; o destino das coleções científicas da Fundação Rockefeller após a saída da instituição do Brasil; considerações acerca de sua especialização e a necessidade de reconhecer as várias espécies de mosquitos para a realização do trabalho de taxonomia; a participação na coleta de mosquitos em Teresópolis (RJ); considerações sobre as várias espécies coletadas por profissionais da Fundação Rockefeller e levadas para os Estados Unidos; as excursões de coletas organizadas pela Fundação Rockefeller e sua participação nestas; os vários espécimes de mosquitos e larvas coletados nas excursões organizadas pela Fundação Rockefeller; a catalogação e o armazenamento do material coletado pelo Laboratório de Entomologia da Fundação Rockefeller.

Fita 1 - Lado B
O perfil de Nelson Cerqueira e suas funções na Fundação Rockefeller, assim como aquelas exercidas pelos desenhistas contratados; a transferência para o Serviço Nacional de Febre Amarela (SNFA), como auxiliar de entomologia, após a saída da Fundação Rockefeller do Brasil; o destino das coleções de mosquitos organizadas pela Fundação Rockefeller; os atuais curadores de parte das coleções de mosquitos da Fundação Rockefeller, catalogadas no Centro de Pesquisas René Rachou; comparação entre os curadores das coleções científicas atuais e os do passado; o processo de transferência da Fundação Rockefeller para o SNFA; breve comentário sobre as rivalidades entre os funcionários da Fundação Rockefeller e os do IOC; o ingresso no setor de desenhos da Seção de Zoologia Médica na década de 1950 no IOC; referência à formação de grupos na Seção de Entomologia; o perfil profissional de Edith da Fonseca e de Antônio Pugas, desenhistas da Seção de Zoologia Médica do IOC; a formação profissional e os primeiros trabalhos como desenhista.

Fita 2 - Lado A
O investimento profissional na área de desenho científico; o trabalho com a Coleção Entomológica de Costa Lima, pesquisador do IOC; a formação da coleção do professor Costa Lima; os critérios para a incorporação de novos espécimes coletados por pesquisadores do IOC na coleção organizada por Costa Lima; referência à Bertha Lutz; as coleções deixadas por Adolpho Lutz; o perfil profissional de Adolpho Lutz e de Costa Lima; a formação da coleção organizada por Costa Lima; o relacionamento profissional entre os pesquisadores Lauro Travassos e Costa Lima; a formação da Coleção Geral de Entomologia; referência aos
roubos de espécimes das coleções científicas; considerações acerca de sua participação na organização da Coleção Geral de Entomologia; as coletas realizadas pelo coronel Moacyr Alvarenga; a falta de apoio institucional do IOC para a coleta, catalogação e organização das coleções científicas; a idealização de um prédio para armazenar as coleções na Fiocruz; a necessidade de curadores para as coleções científicas; o envolvimento dos pesquisadores na organização das coleções no passado; o perfil profissional de Hugo de Souza Lopes.

Fita 2 - Lado B
Comparações entre os colecionadores do passado e do presente; a necessidade de organizar as coleções científicas da Fiocruz para facilitar o acesso dos pesquisadores de outras instituições; relato das atividades realizadas quando exerceu a curadoria da Coleção Entomológica; reflexão sobre as implicações do "Massacre de Manguinhos" na trajetória de alguns pesquisadores do IOC; comparações entre os curadores de coleções científicas na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil; o perfil profissional de Herman Lent e José Jurberg; a transferência das coleções científicas para o Hospital Evandro Chagas (HEC) na Fiocruz; as questões políticas envolvidas na transferência das coleções científicas para o HEC; a contribuição para organização das coleções científicas da Fiocruz; os prejuízos causados às coleções científicas devido a transferência para o HEC; reflexões acerca do futuro das coleções científicas da Fiocruz.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Transcrição e sumário

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição

Condições de reprodução

Sem restrição

Idioma do material

Forma de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota de publicação

COSTA, Jane; CERRI, Danielle; SÁ, Magali Romero de; LAMAS, Carlos José Einicker. "Coleção entomológica do Instituto Oswaldo Cruz: resgate de acervo científico-histórico disperso pelo Massacre de Manguinhos". Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2008, vol. 15, n. 2, pp. 401-410. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702008000200010>.

Área de notas

Nota

Resenha biográfica
Orlando Vicente Ferreira nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 25 de abril de 1917. Ingressou aos vinte anos, como auxiliar de mecânica, na Fábrica de Projéteis de Artilharia na mesma cidade. Trabalhou nesta fábrica até 1940, quando passou a exercer a função de assistente-técnico e de desenhista da Fundação Rockefeller, onde permaneceu até 1946. Junto à instituição norte-americana, desenvolveu atividades como desenhista, na área da saúde. Uma de suas principais atividades era desenhar mosquitos, em especial os exemplares de sabetíneos. Assim, em 1942, participou como ilustrador do trabalho Sabetíneas da América, organizado por John Lane e Nelson Cerqueira. Em sua formação profissional teve grande influência do pesquisador Nelson Cerqueira. A Coleção de Mosquitos da Fundação Rockefeller, na qual trabalhou, reunia exemplares de todo o país. Atualmente, esta coleção encontra-se no Centro de Pesquisas René Rachou, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em 1946, Orlando Ferreira passou ao cargo de auxiliar de entomologia no Serviço Nacional de Febre Amarela, permanecendo na instituição durante seis anos. Na década de 1950, iniciou suas atividades profissionais no Instituto Oswaldo Cruz (IOC), passando a trabalhar na Seção de Zoologia Médica. Os desenhos de outras espécies e grupos da entomologia que produziu levaram-no a estudar de forma autodidata os principais livros e manuais de entomologia, tornando-se desta forma um verdadeiro entomologista. Colaborou na publicação de diversos trabalhos, principalmente com Costa Lima. Ao longo de sua carreira profissional na Fiocruz, Orlando Ferreira foi enquadrado como entomologista, zoólogo e pesquisador. Com o pesquisador José Jurberg, foi curador da Coleção Entomológica de 1976 a 1986, ano em que o professor Sebastião José de Oliveira assumiu a curadoria desta, quando de sua reintegração à Fiocruz. Teve destacada atuação como organizador da Coleção Entomológica desde os anos 1950, projetando a construção de armários e elevadores para melhor acondicionamento e conservação. Em 1990, Orlando aposentou-se mas não se desligou das suas atividades na Coleção Entomológica.

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - local

Ponto de acesso - nome

Pontos de acesso de género

Área de controle da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status da descrição

nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Fontes utilizadas na descrição

Zona da incorporação

Entidades coletivas, pessoas ou famílias relacionadas

Géneros relacionados

Lugares relacionados