Mostrando 53 resultados

descrição arquivística
Fundo Com objeto digital
Visualização de impressão Ver:

Casa de Oswaldo Cruz

  • BR RJCOC 05
  • Fundo
  • 1979-2019

Documentos textuais: reúne projetos de pesquisa, formulários e relatórios técnicos, entre outros documentos, referentes aos projetos Organização e ampliação da documentação iconográfica do Museu do Instituto Oswaldo Cruz e Ampliação e organização do acervo iconográfico da Casa de Oswaldo Cruz, desenvolvidos pela instituição com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos.
Documentos iconográficos: reúne fotografias de coberturas de eventos promovidos pela Fiocruz e pela COC – exposições, seminários, mesas-redondas, encontros e comemorações institucionais, além de projetos técnico-científicos realizados pelos departamentos e núcleos, como atividades de restauro e conservação arquitetônica, divulgação científica e projetos de organização, conservação e produção documental.
Documentos sonoros: reúne depoimentos orais no gênero história de vida, de profissionais que desenvolveram suas atividades no âmbito das ciências biomédicas e da saúde pública no Brasil, além de gravações integrais de eventos promovidos pela Fiocruz, como o Congresso Interno, e também pela COC, como os Encontros de História e Saúde.
Documentos audiovisuais: reúne documentários produzidos pelo Departamento de Arquivo e Documentação (DAD) abordando temáticas relacionadas à história da instituição e à história das ciências biomédicas e da saúde pública. Inclui também vídeos produzidos e acumulados por outras instituições mediante doações e levantamentos em outros acervos, para execução de projetos e documentários realizados em cooperação com outras instituições.

Casa de Oswaldo Cruz

Presidência

  • BR RJCOC 01
  • Fundo
  • 1946-2018

Documentos textuais: reúne cartas, ofícios, memorandos, telegramas, relatórios, atas de reuniões, atos da Presidência, resoluções, portarias, comunicados, designações, currículos, recortes de jornais, balancetes, projetos, ordens de serviço e organogramas, entre outros documentos relativos às atividades de planejamento e gestão superior da Fiocruz e à sua estrutura organizacional, aos processos eleitorais, ao Congresso Interno, à administração do campus, às atividades comerciais nacionais e internacionais, à gestão econômica, financeira, contábil e dos bens imóveis, ao gerenciamento de recursos humanos e das atividades administrativas que viabilizam a pesquisa, o ensino, a produção e os serviços desenvolvidos pelas unidades técnico-científicas da Fiocruz.
Documentos iconográficos: reúne fotografias que retratam aspectos das fachadas do Pavilhão Mourisco, do Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz e de algumas construções do campus de Manguinhos, alunos do Curso de Aplicação do IOC, instalações de Farmanguinhos, campanha sanitária com resinato de cobre – pó e pasta – no combate à esquistossomose no Espírito Santo e aspectos da Ilha do Pinheiro, na baía de Guanabara.
Documentos cartográficos: reúne plantas arquitetônicas de projetos de engenharia e arquitetura, bem como propostas técnicas para a coordenação e execução de obras de construção e reformas no campus de Manguinhos.
Documentos sonoros: reúne gravações de debates com candidatos à Presidência da Fiocruz; transmissão de cargo e posse da diretoria do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde; de posse e reuniões do Conselho Técnico-Científico da Fiocruz; do I Congresso Interno e de eventos diversos organizados pela instituição, como comemorações, homenagens, mostras, palestras e campanhas de vacinação.
Documentos tridimensionais: reúne placa comemorativa da visita do presidente Ernesto Geisel à Fiocruz em 14 de junho de 1976.

Presidência da Fundação Oswaldo Cruz

Escola Nacional de Saúde Pública

  • BR RJCOC 03
  • Fundo
  • 1934-2016

Documentos textuais: reúne documentos relativos às principais atividades desenvolvidas pela ENSP, como o ensino e a pesquisa, além de sua organização e funcionamento, tanto no que diz respeito às suas principais instâncias decisórias, como conselhos, coordenações de áreas, quanto a aspectos técnico-acadêmicos e à administração geral. No que se refere a ensino e pesquisa, destacam-se os materiais referentes ao planejamento e ao funcionamento dos cursos de saúde pública em níveis de aperfeiçoamento (Curso Básico de Saúde Pública) e pós-graduação lato sensu (especialização em saúde pública) e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado em saúde pública) e cursos regionalizados e descentralizados de saúde pública, como programas, relatórios de avaliação, mapas de controle de programas, quadros de horários, normas de mensuração e eficiência, relação de alunos, provas e textos. Inclui documentos relativos a formulação, desenvolvimento e avaliação de convênios, programas e projetos voltados às áreas de ensino, pesquisa e prestação de serviços em saúde pública, em muitos casos resultantes da cooperação com instituições brasileiras e com organismos internacionais. Os documentos contemplam também a realização de eventos científicoacadêmicos ou de discussão de políticas públicas, incluindo a sua programação, os trabalhos apresentados e seus documentos finais. Dentre os registros que permitem um detalhamento das atividades finalísticas desenvolvidas pela ENSP, destacam-se textos, apostilas e outros materiais utilizados para fins didáticos ou como suporte à pesquisa, artigos, relatórios setoriais e de projetos de pesquisa, avaliações epidemiológicas, programas de atividades, planos de ação, material didático elaborado para treinamento, livros de atas e relatórios das principais instâncias colegiadas, assim como a correspondência emitida e recebida pela diretoria da unidade e pelos seus departamentos. A área de administração geral da unidade é contemplada, de forma abrangente, por documentos referentes a assuntos de pessoal, à aquisição e ao controle de materiais e equipamentos e, em menor escala, ao planejamento orçamentário e ao acompanhamento contábil.
Documentos iconográficos: reúne fotografias situadas entre as décadas de 1960 e 1980, que retratam o prédio e as instalações da ENSP; eventos, como a IV Conferência Nacional de Saúde; cursos oferecidos pela instituição, tais como o Curso Básico Regionalizado de Saúde Pública e o de Odontologia Social; campanhas de vacinação e outras ações realizadas no Brasil e na África pelo Programa Ampliado de Imunizações. Inclui ainda cartazes educativos do Ministério da Saúde sobre campanhas de vacinação, saúde, desenvolvimento dos povos indígenas e utilização de medicamentos, entre outros. Documentos cartográficos: reúne plantas arquitetônicas do prédio sede da ENSP.
Documentos sonoros: reúne depoimentos orais produzidos entre 1985 e 1993 no âmbito de quatro projetos de pesquisa: História e saúde pública: a política de controle do câncer no Brasil; Reviravolta na saúde: origem e articulação do movimento sanitário; Ações integradas de saúde (AIS). Estudo de caso: estado do Rio de Janeiro; Programa Nacional de Imunizações. Possui também discos sonoros produzidos pelo Ministério da Saúde referentes às campanhas de controle de doenças e vacinação.
Documentos audiovisuais: reúne filmes cujas temáticas envolvem as condições sanitárias das populações da Amazônia e as principais doenças encontradas nessa região, como malária, hanseníase, leishmaniose e hepatite fulminante – conhecida como peste negra. Esses filmes foram produzidos pela ENSP em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde e o Smithsonian Institute Center for Folklife Programs Cultural Studies.

Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP)

Wilson Fadul

  • BR RJCOC WF
  • Fundo
  • 1910-2012

Reúne cartas, anais de eventos, apontamentos, artigos, bilhetes, cartas, cartões-postais, certidões de transcrição de processos, certificados, comunicações em eventos, cópias-contato, discursos, ensaios, folhetos, fotografias, imagens impressas, informativos, lista de aparelhos, medalhas, nomeações, notas de esclarecimento, ofícios, panfletos, periódicos, placas, processos, projetos, publicações, recibos de pagamento, recortes de jornais e revistas, relatórios, telegramas e troféus, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional e política do titular como médico, prefeito municipal de Campo Grande (MS), deputado federal, ministro da Saúde e gestor de instituição financeira.

Wilson Fadul

Alda Falcão

  • BR RJCOC AF
  • Fundo
  • 1942-2010

Reúne cartas, artigos científicos, informativos, resumos, recortes de jornais, fotografias e videos, entre outros documentos referentes à trajetória profissional da titular como pesquisadora na área de entomologia, com ênfase nos estudos sobre flebotomíneos, insetos vetores da leishmaniose.

Alda Lima Falcão

Hermann Schatzmayr

  • BR RJCOC HS
  • Fundo
  • 1956 -2010

Reúne agendas, artigos científicos, cadernos de apontamentos, cartas, cartões-postais, cartões de visita, certificados, convites, currículo, diários, diplomas, portarias, relatórios de atividades, diplomas, recortes de jornais e revistas, informativos, entrevistas, livros de protocolo e registro, memorial descritivo, projetos de pesquisa e fotografias, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como pesquisador, gestor de laboratórios, departamento, comissões e presidente da Fundação Oswaldo Cruz.

Hermann Gonçalves Schatzmayr

Virgínia Portocarrero

  • BR RJCOC VP
  • Fundo
  • 1917-2010

Reúne documentos produzidos e acumulados pela titular do arquivo ao longo de sua trajetória pessoal e profissional, incluindo os documentos relativos à sua formação profissional e acadêmica. São fotografias, correspondência, recortes de jornais, panfletos, ilustrações, desenhos, dentre outros, com destaque para um diário sobre a sua participação como enfermeira da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a participação brasileira na II Guerra Mundial.

Virginia Maria de Niemeyer Portocarrero

Carlos Chagas Filho

  • BR RJCOC CF
  • Fundo
  • 1756-2010

Reúne cartas, memorandos, ofícios, telegramas, bilhetes, convites, cartões-postais, discursos, conferências, diplomas, certificados, declarações, currículos, projetos de pesquisa, comunicações, artigos científicos, programas de eventos, notas para imprensa, protocolos de pesquisa, atas de reunião, entrevistas, relatórios de atividades, jornais, informativos, fotografias, recortes de jornais e revistas, passaportes, mensagens por fax e cartazes, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor, pesquisador, dirigente e membro de numerosas instituições e associações científicas, acadêmicas e culturais, tanto no Brasil como no exterior.

Carlos Chagas Filho

Dyrce Lacombe

  • BR RJCOC DL
  • Fundo
  • 1929-2008

Reúne cartas, ofícios, aerogramas, artigos científicos, currículos, certificados, portarias, diplomas, certificados, programas de eventos, recortes de jornais e revistas, projetos, fotografias, desenhos, diapositivos e comunicações em eventos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional da titular como pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz nas áreas de anatomia e histologia de insetos e cracas.

Dyrce Lacombe de Almeida

Paulo Carneiro

  • BR RJCOC PC
  • Fundo
  • 1786-2007

Reúne cartas, memorandos, ofícios, telegramas, bilhetes, convites, artigos científicos, discursos, conferências, fotografias, diplomas, certificados, declarações, projetos de pesquisa, comunicações, programas de eventos, atas de reunião, cartazes, recortes de jornais e revistas, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor, pesquisador, dirigente e membro de instituições científicas, acadêmicas e culturais, tanto no Brasil como no exterior.

Paulo Estevão de Berrêdo Carneiro

José Jurberg

  • BR RJCOC JJ
  • Fundo
  • 1912-2007

Reúne cartas, memorandos, ofícios, artigos científicos, discursos, fotografias, desenhos, relatórios de atividades, certificados, declarações, programas de eventos, apostilas de curso, informativos, recortes de jornal e revistas, entre outros documentos referentes á vida pessoal e á trajetória profissional do titular como pesquisador, professor, gestor e membro de instituições e associações científicas, entre elas o Instituto Oswaldo Cruz e a Sociedade Brasileira de Zoologia.

José Jurberg

Cardoso de Melo

  • BR RJCOC ME
  • Fundo
  • 1958-2007

Reúne cartas, ofícios, declarações, certificados, diplomas, recortes de jornais, portarias, currículos, atas de reuniões, fotografias, textos, projetos e relatórios de pesquisa, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor e pesquisador das áreas de educação e saúde pública.

Joaquim Alberto Cardoso de Melo

José Reis

  • BR RJCOC JR
  • Fundo
  • 1922-2007

Reúne artigos, aerogramas, albúns, apontamentos, cartas, cartões-postais, certidões, certificados, comunicações em eventos, conferências, convites, currículos, desenhos, diapositivos, diplomas, discursos, documentos de identificação, ensaios, entrevistas, fichas, folhetos, fotografias, imagens impressas, informativos, jornais, medalhas, memoriais, negativos flexíveis, ofícios, pareceres, placas, propostas, prospectos, provas tipográficas, publicações, revistas, relatórios, resumos, telegramas, transcrições de aulas, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como pesquisador do Instituto Biológico, redator e editor do jornal Folha de São Paulo e da Revista Ciência e Cultura, escrevendo sobre temas relacionados à divulgação científica, bem como professor, gestor e membro de instituições e associações culturais e científicas.

José Reis

Carlos Gentile de Mello

  • BR RJCOC GM
  • Fundo
  • 1941-2006

Reúne cartas, ofícios, certificados, currículo, discursos, portarias, relatórios, informativos, pareceres, artigos na mídia impressa e recortes de jornais, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular nas áreas de ensino, serviços de saúde e gestão de instituições de previdência e assistência social.

Carlos Gentile de Carvalho Mello

Hésio Cordeiro

  • BR RJCOC HC
  • Fundo
  • 1940-2006

Reúne cartas, artigos científicos, projetos, manuais, relatórios, recortes de jornais, fotografias e videodocumentários, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como sanitarista, professor, pesquisador e gestor de instituições de ensino, saúde pública e previdência social.

Hésio de Albuquerque Cordeiro

Haity Moussatché

  • BR RJCOC HM
  • Fundo
  • 1925-2005

Reúne cartas, telegramas, cartões-postais, memorandos, ofícios, fotografias, diapositivos, artigos científicos, ensaios, discursos, diplomas, certificados, recortes de jornais, cadernos de protocolo de pesquisa e relatórios de atividades, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor e pesquisador nas áreas de fisiologia e farmacologia no Instituto Oswaldo Cruz e na Universidade Centro-Ocidental Lisandro Alvarado.

Haity Moussatché

Celso Arcoverde

  • BR RJCOC CE
  • Fundo
  • 1922-2005

Reúne cartas, ofícios, telegramas, bilhetes, discursos, conferências, recortes de jornais, artigos científicos, informativos, relatórios de atividades, diários, publicações, comunicações em eventos, mapas e fotografias, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como médico, pesquisador e gestor na área de saúde pública, com ênfase na atuação em campanhas de combate e controle da peste e do tracoma.

Celso Arcoverde de Freitas

Sebastião de Oliveira

  • BR RJCOC SO
  • Fundo
  • 1903-2005

Reúne cartas, ofícios, memorandos, telegramas, relatórios, artigos científicos, fotografias, currículos, recortes de jornais e de revistas, discursos, certificados e atas de reunião, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como pesquisador e professor do Instituto Oswaldo Cruz.

Sebastião José de Oliveira

Herman Lent

  • BR RJCOC HL
  • Fundo
  • 1904-2004

Reúne cartas, memorandos, ofícios, artigos científicos, discursos, fotografias, desenhos, estudos de caso, cartões-postais, cédulas de identidade, passaportes, relatórios de atividades, certificados, declarações, programas de eventos, negativos de vidro, apostilas de curso, informativos, diapositivos, ensaios, crachás, recortes de jornal e revistas, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como pesquisador, professor, gestor e membro de instituições e associações científicas, tanto no Brasil como no exterior.

Herman Lent

Clementino Fraga

  • BR RJCOC CL
  • Fundo
  • 1910-2003

Reúne cartas, telegramas, cartões, discursos, relatórios, demonstrativos financeiros, folhetos, artigos, recortes de jornais, entre outros documentos referentes à trajetória profissional do titular nos processos de formulação e implantação de políticas de saúde pública no Brasil.

Clementino da Rocha Fraga Júnior

Astrogildo Machado

  • BR RJCOC AM
  • Fundo
  • 1901-2002

Reúne cartas, oficios, recortes de jornais, noticiários, faturas, recibos, necrológicos, certificados, bulas, fotografias, caderno de apontamentos, publicações, artigos científicos, certificados e prospectos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor, pesquisador e gestor.

Astrogildo Machado

Cláudio Amaral

  • BR RJCOC CA
  • Fundo
  • 1942-2002

Reúne cartas, ofícios, relatórios, manuais, guias, discursos, informativos, recortes de jornais, mapas, cartazes, fotografias e diapositivos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como médico sanitarista.

Cláudio do Amaral Júnior

Carlos Médicis Morel

  • BR RJCOC CM
  • Fundo
  • 1902-2000

Reúne cartas, memorandos, ofícios, circulares, currículos, catálogos de equipamentos e de produtos de laboratório, projetos de pesquisa, relatórios, patentes, certificados, cadernos de protocolo, periódicos, fotografias, diapositivos, teses, textos e artigos científicos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor, pesquisador e gestor na Universidade de Brasília e na Fundação Oswaldo Cruz.

Carlos Médicis Morel

Manoel Carlos de Gouvêa

  • BR RJCOC MG
  • Fundo
  • 1895-1999

Reúne telegramas, cartas, fotografias, recortes de jornal, portarias, panfletos, estatutos, livros, cartões, relatórios de atividades, memorandos, atas de reunião, discursos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória do titular como prefeito municipal de Iguatu e diretor do Hospital de Santo Antônio dos Pobres.

Manoel Carlos de Gouvêa

Instituto Oswaldo Cruz

  • BR RJCOC 02
  • Fundo
  • 1873-1998

Documentos textuais: reúne documentos que abordam a origem do IOC, fornecendo informações sobre sua criação e funcionamento, e sobre as atividades de pesquisa, ensino, produção e assistência, nas áreas de ciências biomédicas e saúde pública desenvolvidas ao longo do século XX. Abrange, por exemplo, documentos relacionados à administração de pessoal e gestão institucional, em que se destacam: relatórios anuais de atividades; correspondência da Direção (1908-1971); livros e dossiês com assentamentos funcionais; documentos relativos aos concursos públicos para o provimento de cargos de assistente (1917) e chefe de laboratório (1936), bem como o funcionamento dos órgãos subordinados ao IOC e localizados em outras unidades da federação, entre os quais o Hospital Regional de Lassance (MG, 1911-1941), o Instituto de Patologia Experimental do Norte (PA, 1936-1941) e o Instituto Ezequiel Dias (BH, 1936-1941). Inclui ainda documentos sobre o funcionamento e manutenção das instalações do IOC na Ilha dos Pinheiros, na Baía de Guanabara. Destacam-se também relatórios e ordens de serviço referentes à administração de biotérios e à manutenção da segurança do campus de Manguinhos. Sobre os serviços destacam-se laudos de análise de medicamentos; guias de controle da distribuição de penicilina e boletins de exame de ratos (1944-1957), da Divisão de Microbiologia e Imunologia, atividade desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional da Peste. Entre os documentos produzidos e acumulados pelos departamentos e laboratórios que desenvolvem atividades de pesquisa encontram-se relatórios e protocolos de experiências, cadernos de protocolo, cadernos de campo e de laboratório, cadernos de necropsias, artigos científicos, cartas, formulários com resultados de exames, exames diagnósticos e livros de registro, entre outros. Quanto aos serviços de assistência médica destacam-se os documentos do Hospital Evandro Chagas, como prontuários médicos de portadores de doença de Chagas. Sobre as atividades de ensino desenvolvidas no IOC os documentos refletem aspectos da administração acadêmica da Coordenação dos Cursos desenvolvidos desde a década de 1910 (1908-1969) e do Curso Especializado de Higiene e Saúde Pública.
Documentos iconográficos: reúne fotografias que retratam as atividades desenvolvidas pelo IOC (1873-1980) desde sua criação, como a construção de seus pavilhões; aspectos gerais do campus e arredores; principais personagens, entre eles pesquisadores, técnicos, alunos e funcionários; expedições científicas e material coletado; campanhas sanitárias; visitantes ilustres; aspectos técnicos
e científicos das pesquisas; produção de imunobiológicos e de fármacos; pacientes e eventos. Inclui também imagens da atuação de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas e de diplomas, condecorações, títulos e registros de participação em sociedades científicas. O fundo contém esboço do futuro Pavilhão Mourisco feito por Oswaldo Cruz, desenhos com detalhes das edificações do IOC, do Pavilhão da Exposição de Dresden, da descrição morfológica de insetos e helmintos pertencentes à documentação produzida e acumulada no âmbito das coleções científicas de entomologia e helmintologia, além de cartazes de eventos científicos, de cursos e das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.
Documentos cartográficos: reúne mapas de vários estados brasileiros com representações de registros epidemiológicos, indicando áreas de incidência da febre amarela, e plantas com perspectiva geral e detalhes de fachadas e pavimentos das construções dos primeiros pavilhões e do edifício principal do conjunto histórico do IOC. Inclui também levantamentos topográficos da área; planta da residência de Oswaldo Cruz no bairro de Botafogo; plantas da fazenda Manguinhos e do campus da Fiocruz (1903-1932).
Documentos sonoros: reúne registro dos discursos da cerimônia de posse da diretoria do IOC em 28 de abril de 1989.
Documentos audiovisuais: reúne filmes produzidos em 1911. O primeiro, intitulado Chagas em Lassance, mostra Carlos Chagas e doentes estudados por ele em Lassance (MG), região onde, em 1909, foi descoberta a doença que leva seu nome. Provavelmente Carlos Chagas exibiu esse filme nas suas aulas e também na Academia Nacional de Medicina. O segundo filme, Serviço de Febre Amarela, apresenta imagens do Serviço de Profilaxia da Febre Amarela, da ação dos guardas sanitários no combate ao mosquito transmissor e das diversas técnicas de desinfecção das casas, da cobertura das casas com pano americano, do isolamento dos doentes, do aparelho Clayton, e do nascimento do mosquito Aedes aegypti. Os filmes foram apresentados por Oswaldo Cruz na Exposição Internacional de Higiene, realizada em 1911 em Dresden, Alemanha.

Instituto Oswaldo Cruz (IOC)

Leônidas Deane

  • BR RJCOC LD
  • Fundo
  • 1930-1998

Reúne cartas, cartões, telegramas, certificados, poemas, discursos, conferências, currículos, históricos, relatórios de atividades, pareceres, resumos, textos e artigos científicos, livros de protocolo, desenhos científicos, fotografias, transparências, planos e projetos de pesquisa, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor e pesquisador das áreas de parasitologia e entomologia médica.

Leônidas de Mello Deane

Frederico Simões Barbosa

  • BR RJCOC SB
  • Fundo
  • 1933-1997

Reúne cartas, ofícios, memorandos, circulares, telegramas, portarias, recortes de jornais, recibos de pagamento, artigos científicos, currículos, planos de aula, certificados e programas de eventos, declarações, fotografias, projetos, propostas, relatórios e textos de pesquisas, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor, pesquisador e gestor da área de saúde pública.

Frederico Adolfo Simões Barbosa

Paulo Gadelha

  • BR RJCOC GA
  • Fundo
  • 1890-1996

Reúne cartas, relatórios de atividades, revistas, publicações, jornais, fotografias, informativos, recortes de jornais e revistas, artigos científicos e programas de eventos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e á trajetória profissional do titular como professor, pesquisador e gestor de instituições de saúde pública.

Paulo Ernani Gadelha Vieira

Oracy Nogueira

  • BR RJCOC ON
  • Fundo
  • 1875-1996

Reúne cartas, diários de campo, programas de cursos, relatórios de pesquisa, conferências, apontamentos, artigos científicos, roteiros de pesquisa, recortes de jornais, fotografias e transcrições de depoimentos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como estudante, professor e pesquisador da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, doutorando na Universidade de Chicago, professor na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e pesquisador em diferentes contextos.

Oracy Nogueira

Paulo Barragat

  • BR RJCOC PB
  • Fundo
  • 1943-1995

Reúne projetos, relatórios de atividades, boletins, listas, atas de reunião, legislação, periódicos, textos e fotografias, entre outros documentos referentes à trajetória profissional do titular nas áreas de produção e desenvolvimento de inseticidas, medicamentos e derivados de petróleo.

Paulo Barragat

Resultados 1 a 30 de 53