Mostrando 117 resultados

descrição arquivística
Somente fundos e coleções
Visualização de impressão Ver:

59 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Casa de Oswaldo Cruz

  • BR RJCOC 05
  • Fundo
  • 1979-2019

Documentos textuais: reúne projetos de pesquisa, formulários e relatórios técnicos, entre outros documentos, referentes aos projetos Organização e ampliação da documentação iconográfica do Museu do Instituto Oswaldo Cruz e Ampliação e organização do acervo iconográfico da Casa de Oswaldo Cruz, desenvolvidos pela instituição com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos.
Documentos iconográficos: reúne fotografias de coberturas de eventos promovidos pela Fiocruz e pela COC – exposições, seminários, mesas-redondas, encontros e comemorações institucionais, além de projetos técnico-científicos realizados pelos departamentos e núcleos, como atividades de restauro e conservação arquitetônica, divulgação científica e projetos de organização, conservação e produção documental.
Documentos sonoros: reúne depoimentos orais no gênero história de vida, de profissionais que desenvolveram suas atividades no âmbito das ciências biomédicas e da saúde pública no Brasil, além de gravações integrais de eventos promovidos pela Fiocruz, como o Congresso Interno, e também pela COC, como os Encontros de História e Saúde.
Documentos audiovisuais: reúne documentários produzidos pelo Departamento de Arquivo e Documentação (DAD) abordando temáticas relacionadas à história da instituição e à história das ciências biomédicas e da saúde pública. Inclui também vídeos produzidos e acumulados por outras instituições mediante doações e levantamentos em outros acervos, para execução de projetos e documentários realizados em cooperação com outras instituições.

Casa de Oswaldo Cruz

Presidência

  • BR RJCOC 01
  • Fundo
  • 1946-2018

Documentos textuais: reúne cartas, ofícios, memorandos, telegramas, relatórios, atas de reuniões, atos da Presidência, resoluções, portarias, comunicados, designações, currículos, recortes de jornais, balancetes, projetos, ordens de serviço e organogramas, entre outros documentos relativos às atividades de planejamento e gestão superior da Fiocruz e à sua estrutura organizacional, aos processos eleitorais, ao Congresso Interno, à administração do campus, às atividades comerciais nacionais e internacionais, à gestão econômica, financeira, contábil e dos bens imóveis, ao gerenciamento de recursos humanos e das atividades administrativas que viabilizam a pesquisa, o ensino, a produção e os serviços desenvolvidos pelas unidades técnico-científicas da Fiocruz.
Documentos iconográficos: reúne fotografias que retratam aspectos das fachadas do Pavilhão Mourisco, do Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz e de algumas construções do campus de Manguinhos, alunos do Curso de Aplicação do IOC, instalações de Farmanguinhos, campanha sanitária com resinato de cobre – pó e pasta – no combate à esquistossomose no Espírito Santo e aspectos da Ilha do Pinheiro, na baía de Guanabara.
Documentos cartográficos: reúne plantas arquitetônicas de projetos de engenharia e arquitetura, bem como propostas técnicas para a coordenação e execução de obras de construção e reformas no campus de Manguinhos.
Documentos sonoros: reúne gravações de debates com candidatos à Presidência da Fiocruz; transmissão de cargo e posse da diretoria do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde; de posse e reuniões do Conselho Técnico-Científico da Fiocruz; do I Congresso Interno e de eventos diversos organizados pela instituição, como comemorações, homenagens, mostras, palestras e campanhas de vacinação.
Documentos tridimensionais: reúne placa comemorativa da visita do presidente Ernesto Geisel à Fiocruz em 14 de junho de 1976.

Presidência da Fundação Oswaldo Cruz

Escola Nacional de Saúde Pública

  • BR RJCOC 03
  • Fundo
  • 1934-2016

Documentos textuais: reúne documentos relativos às principais atividades desenvolvidas pela ENSP, como o ensino e a pesquisa, além de sua organização e funcionamento, tanto no que diz respeito às suas principais instâncias decisórias, como conselhos, coordenações de áreas, quanto a aspectos técnico-acadêmicos e à administração geral. No que se refere a ensino e pesquisa, destacam-se os materiais referentes ao planejamento e ao funcionamento dos cursos de saúde pública em níveis de aperfeiçoamento (Curso Básico de Saúde Pública) e pós-graduação lato sensu (especialização em saúde pública) e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado em saúde pública) e cursos regionalizados e descentralizados de saúde pública, como programas, relatórios de avaliação, mapas de controle de programas, quadros de horários, normas de mensuração e eficiência, relação de alunos, provas e textos. Inclui documentos relativos a formulação, desenvolvimento e avaliação de convênios, programas e projetos voltados às áreas de ensino, pesquisa e prestação de serviços em saúde pública, em muitos casos resultantes da cooperação com instituições brasileiras e com organismos internacionais. Os documentos contemplam também a realização de eventos científicoacadêmicos ou de discussão de políticas públicas, incluindo a sua programação, os trabalhos apresentados e seus documentos finais. Dentre os registros que permitem um detalhamento das atividades finalísticas desenvolvidas pela ENSP, destacam-se textos, apostilas e outros materiais utilizados para fins didáticos ou como suporte à pesquisa, artigos, relatórios setoriais e de projetos de pesquisa, avaliações epidemiológicas, programas de atividades, planos de ação, material didático elaborado para treinamento, livros de atas e relatórios das principais instâncias colegiadas, assim como a correspondência emitida e recebida pela diretoria da unidade e pelos seus departamentos. A área de administração geral da unidade é contemplada, de forma abrangente, por documentos referentes a assuntos de pessoal, à aquisição e ao controle de materiais e equipamentos e, em menor escala, ao planejamento orçamentário e ao acompanhamento contábil.
Documentos iconográficos: reúne fotografias situadas entre as décadas de 1960 e 1980, que retratam o prédio e as instalações da ENSP; eventos, como a IV Conferência Nacional de Saúde; cursos oferecidos pela instituição, tais como o Curso Básico Regionalizado de Saúde Pública e o de Odontologia Social; campanhas de vacinação e outras ações realizadas no Brasil e na África pelo Programa Ampliado de Imunizações. Inclui ainda cartazes educativos do Ministério da Saúde sobre campanhas de vacinação, saúde, desenvolvimento dos povos indígenas e utilização de medicamentos, entre outros. Documentos cartográficos: reúne plantas arquitetônicas do prédio sede da ENSP.
Documentos sonoros: reúne depoimentos orais produzidos entre 1985 e 1993 no âmbito de quatro projetos de pesquisa: História e saúde pública: a política de controle do câncer no Brasil; Reviravolta na saúde: origem e articulação do movimento sanitário; Ações integradas de saúde (AIS). Estudo de caso: estado do Rio de Janeiro; Programa Nacional de Imunizações. Possui também discos sonoros produzidos pelo Ministério da Saúde referentes às campanhas de controle de doenças e vacinação.
Documentos audiovisuais: reúne filmes cujas temáticas envolvem as condições sanitárias das populações da Amazônia e as principais doenças encontradas nessa região, como malária, hanseníase, leishmaniose e hepatite fulminante – conhecida como peste negra. Esses filmes foram produzidos pela ENSP em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde e o Smithsonian Institute Center for Folklife Programs Cultural Studies.

Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP)

Documentos Avulsos

  • BR RJCOC DA
  • Coleção
  • 1882-2015

Reúne documentos de gêneros distintos referentes ao questionamento sobre a obrigatoriedade de
vacinação por parte de positivistas, ao comércio médico e cirúrgico argentino, à Associação Brasileira
de Ensino Médico, a instrumentos do Observatório Nacional, à propaganda sobre malária, a
eventos no Instituto Oswaldo Cruz, a Evandro Chagas, entre outros assuntos.

Programa Mais Médicos

  • BR RJCOC MM
  • Coleção
  • 2015

Reúne fotografias digitais produzidas por Araquém Alcântara, que resultaram em publicação de sua autoria intitulada "Mais Médicos" (2015). A coleção retrata a rotina de 43 profissionais de saúde brasileiros e estrangeiros que atuavam no Programa Mais Médicos, suas relações com os pacientes e dificuldades de acesso, bem como locais e condições de vida da população assistida em 36 cidades das diferentes regiões do país. O Programa Mais Médicos foi lançado pelo governo federal em 8 de julho de 2013 através de medida provisória convertida na lei 12.871, de 22 de outubro de 2013. Tem como principal objetivo diminuir a carência de médicos nas regiões com maior vulnerabilidade e dificuldade de atrair e fixar profissionais, prioritárias para o SUS. Para viabilizá-lo utilizou-se provimento emergencial, com recrutamento de profissionais brasileiros e estrangeiros, graduados no Brasil e exterior. Em 2015 faziam parte do programa 18.240 médicos, incluindo profissionais procedentes de mais de 40 países, como os médicos cubanos que participavam da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Naquele ano eram atendidos pelo Programa 4.058 municípios incluindo os 34 distritos sanitários especiais de saúde indígena, as unidades básicas de saúde fluviais de atendimento da população ribeirinha na Amazônia, as comunidades rurais, do semiárido nordestino, de quilombolas e assentamentos, como também as de periferias e morros de grandes cidades.

Araquém Âlcantara Pereira

Mário Aragão

  • BR RJCOC MA
  • Fundo
  • 1964-2013

Reúne passaportes, carteiras de trabalho, cartas, fotografias, recortes de jornais, certificados, ofícios, memorandos, artigos científicos, contratos de trabalho e relatórios de atividades, entre outros documentos referentes à vida pessoal e a trajetória profissional do titular como professor e pesquisador de instituições científicas.

Mário de Beaurepaire Aragão

Wilson Fadul

  • BR RJCOC WF
  • Fundo
  • 1910-2012

Reúne cartas, anais de eventos, apontamentos, artigos, bilhetes, cartas, cartões-postais, certidões de transcrição de processos, certificados, comunicações em eventos, cópias-contato, discursos, ensaios, folhetos, fotografias, imagens impressas, informativos, lista de aparelhos, medalhas, nomeações, notas de esclarecimento, ofícios, panfletos, periódicos, placas, processos, projetos, publicações, recibos de pagamento, recortes de jornais e revistas, relatórios, telegramas e troféus, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional e política do titular como médico, prefeito municipal de Campo Grande (MS), deputado federal, ministro da Saúde e gestor de instituição financeira.

Wilson Fadul

José de Carvalho Filho

  • BR RJCOC JC
  • Coleção
  • 1909-2012

Reúne certificados, depoimentos, artigos científicos, fotografias e negativos flexíveis, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular no Instituto Oswaldo Cruz.

José de Carvalho Filho

Hermann Schatzmayr

  • BR RJCOC HS
  • Fundo
  • 1956 -2010

Reúne agendas, artigos científicos, cadernos de apontamentos, cartas, cartões-postais, cartões de visita, certificados, convites, currículo, diários, diplomas, portarias, relatórios de atividades, diplomas, recortes de jornais e revistas, informativos, entrevistas, livros de protocolo e registro, memorial descritivo, projetos de pesquisa e fotografias, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como pesquisador, gestor de laboratórios, departamento, comissões e presidente da Fundação Oswaldo Cruz.

Hermann Gonçalves Schatzmayr

Alda Falcão

  • BR RJCOC AF
  • Fundo
  • 1942-2010

Reúne cartas, artigos científicos, informativos, resumos, recortes de jornais, fotografias e videos, entre outros documentos referentes à trajetória profissional da titular como pesquisadora na área de entomologia, com ênfase nos estudos sobre flebotomíneos, insetos vetores da leishmaniose.

Alda Lima Falcão

Virgínia Portocarrero

  • BR RJCOC VP
  • Fundo
  • 1917-2010

Reúne documentos produzidos e acumulados pela titular do arquivo ao longo de sua trajetória pessoal e profissional, incluindo os documentos relativos à sua formação profissional e acadêmica. São fotografias, correspondência, recortes de jornais, panfletos, ilustrações, desenhos, dentre outros, com destaque para um diário sobre a sua participação como enfermeira da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a participação brasileira na II Guerra Mundial.

Virginia Maria de Niemeyer Portocarrero

Carlos Chagas Filho

  • BR RJCOC CF
  • Fundo
  • 1756-2010

Reúne cartas, memorandos, ofícios, telegramas, bilhetes, convites, cartões-postais, discursos, conferências, diplomas, certificados, declarações, currículos, projetos de pesquisa, comunicações, artigos científicos, programas de eventos, notas para imprensa, protocolos de pesquisa, atas de reunião, entrevistas, relatórios de atividades, jornais, informativos, fotografias, recortes de jornais e revistas, passaportes, mensagens por fax e cartazes, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor, pesquisador, dirigente e membro de numerosas instituições e associações científicas, acadêmicas e culturais, tanto no Brasil como no exterior.

Carlos Chagas Filho

Adrian Cowell

  • BR RJCOC AC
  • Coleção
  • 1961-2010

Reúne os filmes realizados por Adrian Cowell durante cinquenta anos de filmagens na Amazônia em matrizes digitais betacam, betacam digital e DVCAM, com cópias em suporte DVD para divulgação e consulta. Também estão incluídas matrizes com narração original em inglês, matrizes com canais de áudio separados, DVDs com o time code aparente de acordo com a matriz betacam digital etc. No processo de produção da versão brasileira para o filme ao qual cada dossiê se refere, os originais de som magnético foram transcritos para os suportes DAT, CDs e DVDs para divulgação e consulta. Estão presentes ainda telecinagem de material bruto (não editado). Os filmes registram a maior incineração de matéria orgânica feita pelo homem no mundo - as queimadas; a ameaça à sobrevivência de tribos indígenas na região do Xingu; as expedições de contato com tribos isoladas empreendidas pelos irmãos Villas Boas; a luta de Chico Mendes para preservar as áreas da floresta Amazônica habitadas por seringueiros. A coleção conta também com um conjunto de filmes realizados no início da década de 1960 que narram as comunidades indígenas do Peru e Bolívia estabelecidas nos arredores do lago Titicaca; a história do desaparecimento do coronel Fawcett na região do Xingu; as grandes romarias no sertão do Ceará, Pernambuco e Bahia; a vida dos jangadeiros de Caponga, Fortaleza; as religiões de matriz africana crescentes nos subúrbios e favelas do Recife.
O dossiê Transferência do Acervo de Londres para o Brasil (série Sobre Adrian Cowell) agrega, além dos registros em imagem, registros em fotografia da organização do acervo de filmes do diretor Adrian Cowell em Londres para o transporte para o Brasil.
O dossiê Mostra Amazônia Segundo Adrian Coell - 50 ano de Cinema (série Sobre Adrian Cowell) agrega, além dos registros em imagem, clippings, decupagens e anais da mostra.

John Adrian Cowell

Sávio Antunes

  • BR RJCOC SV
  • Fundo
  • 1909-1985

Reúne livros, cartas, recortes de jornais e revistas, fichas de leitura, cadernos de apontamentos, apostilas, relatórios de atividades, ensaios, artigos científicos, discursos, fotografias, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor de matemática, estatística e ciência da informação e enquanto chefe de departamento da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz.

Sávio de Albuquerque Antunes

Dyrce Lacombe

  • BR RJCOC DL
  • Fundo
  • 1929-2008

Reúne cartas, ofícios, aerogramas, artigos científicos, currículos, certificados, portarias, diplomas, certificados, programas de eventos, recortes de jornais e revistas, projetos, fotografias, desenhos, diapositivos e comunicações em eventos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional da titular como pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz nas áreas de anatomia e histologia de insetos e cracas.

Dyrce Lacombe de Almeida

Luiz Fontenelle

  • BR RJCOC LF
  • Fundo
  • 1950-2008

Reúne cartas, ofícios, portarias, declarações, memorandos, projetos de pesquisa, relatórios, contratos, artigos científicos, recortes de jornais e fotografias, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como antropólogo e professor.

Luiz Fernando Raposo Fontenelle

Paulo Carneiro

  • BR RJCOC PC
  • Fundo
  • 1786-2007

Reúne cartas, memorandos, ofícios, telegramas, bilhetes, convites, artigos científicos, discursos, conferências, fotografias, diplomas, certificados, declarações, projetos de pesquisa, comunicações, programas de eventos, atas de reunião, cartazes, recortes de jornais e revistas, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor, pesquisador, dirigente e membro de instituições científicas, acadêmicas e culturais, tanto no Brasil como no exterior.

Paulo Estevão de Berrêdo Carneiro

José Jurberg

  • BR RJCOC JJ
  • Fundo
  • 1912-2007

Reúne cartas, memorandos, ofícios, artigos científicos, discursos, fotografias, desenhos, relatórios de atividades, certificados, declarações, programas de eventos, apostilas de curso, informativos, recortes de jornal e revistas, entre outros documentos referentes á vida pessoal e á trajetória profissional do titular como pesquisador, professor, gestor e membro de instituições e associações científicas, entre elas o Instituto Oswaldo Cruz e a Sociedade Brasileira de Zoologia.

José Jurberg

Cardoso de Melo

  • BR RJCOC ME
  • Fundo
  • 1958-2007

Reúne cartas, ofícios, declarações, certificados, diplomas, recortes de jornais, portarias, currículos, atas de reuniões, fotografias, textos, projetos e relatórios de pesquisa, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor e pesquisador das áreas de educação e saúde pública.

Joaquim Alberto Cardoso de Melo

Szachna Cynamon

  • BR RJCOC SZ
  • Fundo
  • 1916-2007

Reúne cartas, memorandos, ofícios, relatórios de atividades, manuais, mapas, plantas, comunicações em eventos, atas de reuniões, projetos, artigos científicos, mensagens por fax, certificados e fotografias, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como engenheiro, professor e pesquisador na área de saúde pública.

Szachna Eliasz Cynamon

José Reis

  • BR RJCOC JR
  • Fundo
  • 1922-2007

Reúne artigos, aerogramas, albúns, apontamentos, cartas, cartões-postais, certidões, certificados, comunicações em eventos, conferências, convites, currículos, desenhos, diapositivos, diplomas, discursos, documentos de identificação, ensaios, entrevistas, fichas, folhetos, fotografias, imagens impressas, informativos, jornais, medalhas, memoriais, negativos flexíveis, ofícios, pareceres, placas, propostas, prospectos, provas tipográficas, publicações, revistas, relatórios, resumos, telegramas, transcrições de aulas, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como pesquisador do Instituto Biológico, redator e editor do jornal Folha de São Paulo e da Revista Ciência e Cultura, escrevendo sobre temas relacionados à divulgação científica, bem como professor, gestor e membro de instituições e associações culturais e científicas.

José Reis

Dely Noronha

  • BR RJCOC DN
  • Fundo
  • 1962-2007

Reúne cartas, memorandos, ofícios, declarações, certificados, artigos científicos, relatórios de atividades e informativos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional da titular como pesquisadora na área de helmintologia.

Dely Noronha de Bragança Magalhães Pinto

Hildebrando Monteiro Marinho

  • BR RJCOC HI
  • Fundo
  • 1913-2006

Reúne cartas, telegramas, ofícios, memorandos, diplomas, recortes de jornais, fotografias, discursos, relatórios de atividades, comunicações em eventos, informativos, artigos científicos, atas de reuniões, plantas e prospectos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como médico, professor e gestor nas áreas de hematologia e hemoterapia.

Hildebrando Monteiro Marinho

Carlos Gentile de Mello

  • BR RJCOC GM
  • Fundo
  • 1941-2006

Reúne cartas, ofícios, certificados, currículo, discursos, portarias, relatórios, informativos, pareceres, artigos na mídia impressa e recortes de jornais, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular nas áreas de ensino, serviços de saúde e gestão de instituições de previdência e assistência social.

Carlos Gentile de Carvalho Mello

Hésio Cordeiro

  • BR RJCOC HC
  • Fundo
  • 1940-2006

Reúne cartas, artigos científicos, projetos, manuais, relatórios, recortes de jornais, fotografias e videodocumentários, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como sanitarista, professor, pesquisador e gestor de instituições de ensino, saúde pública e previdência social.

Hésio de Albuquerque Cordeiro

Haity Moussatché

  • BR RJCOC HM
  • Fundo
  • 1925-2005

Reúne cartas, telegramas, cartões-postais, memorandos, ofícios, fotografias, diapositivos, artigos científicos, ensaios, discursos, diplomas, certificados, recortes de jornais, cadernos de protocolo de pesquisa e relatórios de atividades, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor e pesquisador nas áreas de fisiologia e farmacologia no Instituto Oswaldo Cruz e na Universidade Centro-Ocidental Lisandro Alvarado.

Haity Moussatché

Celso Arcoverde

  • BR RJCOC CE
  • Fundo
  • 1922-2005

Reúne cartas, ofícios, telegramas, bilhetes, discursos, conferências, recortes de jornais, artigos científicos, informativos, relatórios de atividades, diários, publicações, comunicações em eventos, mapas e fotografias, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como médico, pesquisador e gestor na área de saúde pública, com ênfase na atuação em campanhas de combate e controle da peste e do tracoma.

Celso Arcoverde de Freitas

Instituto Fernandes Figueira

  • BR RJCOC 07
  • Fundo
  • 1940-2005

Reúne prontuários médicos, eletroencefalogramas, exames, laudos médicos, fichas de anestesia, autópsias, censo diário, censo hospitalar, cadernos de anotação, registro de admissões e altas, estatísticas, mapas de produção, entrevistas, movimento diário, inscrição de estagiários, relatórios e projetos de pesquisa. Inclui ainda documentos referentes à administração institucional, como folhas de frequência, cartões de ponto, livros de ponto, lotação de pessoal admitido, controle de expediente, guias de remessa, pedidos de material, notas fiscais e de empenho, agendas, livros de registro e de protocolo, declarações e cartas-convite.

Instituto Fernandes Figueira (IFF)

Sebastião de Oliveira

  • BR RJCOC SO
  • Fundo
  • 1903-2005

Reúne cartas, ofícios, memorandos, telegramas, relatórios, artigos científicos, fotografias, currículos, recortes de jornais e de revistas, discursos, certificados e atas de reunião, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como pesquisador e professor do Instituto Oswaldo Cruz.

Sebastião José de Oliveira

Herman Lent

  • BR RJCOC HL
  • Fundo
  • 1904-2004

Reúne cartas, memorandos, ofícios, artigos científicos, discursos, fotografias, desenhos, estudos de caso, cartões-postais, cédulas de identidade, passaportes, relatórios de atividades, certificados, declarações, programas de eventos, negativos de vidro, apostilas de curso, informativos, diapositivos, ensaios, crachás, recortes de jornal e revistas, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como pesquisador, professor, gestor e membro de instituições e associações científicas, tanto no Brasil como no exterior.

Herman Lent

Resultados 1 a 30 de 117