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Secretaria Geral

  • BR RJCOC 01-05
  • Seção
  • 07/06/1966-1994
  • Parte de Presidência

Reúne correspondência incluindo principalmente ofícios, cartas, telegramas, memorandos e cartas-circulares; documentação jurídica, englobando cópias, minutas de projetos de leis e decretos, atos e portarias; programas; projetos; relatórios; pareceres; convênios; contratos; atas; demonstrativos contábeis e financeiros, entre outros documentos produzidos ou recebidos pela Presidência da Fiocruz e pelos seus órgãos de assessoramento imediato.
Referem-se sobretudo às atividades de planejamento e gestão superior da instituição. Destacam-se aquelas relativas às ações consideradas prioritárias e de caráter estratégico no que diz respeito à estruturação organizacional da instituição, às suas instalações físicas e seu aparelhamento operacional, à programação e ao desenvolvimento de suas atividades finalísticas, ao atendimento de necessidades de recursos humanos. No que concerne ao planejamento e à execução das atividades finalísticas destacam-se os documentos de caráter programático, tais como planos, programas e projetos, além de relatórios que assinalam, em termos gerais, os resultados obtidos. Entre aqueles estão incluídos os que registram as relações de cooperação interinstitucional mantidas pela instituição, assim como a sua inserção em políticas de âmbito nacional e regional.

Secretaria de Administração Geral

Reúne documentos diversos relativos à organização e ao funcionamento da Ensp, tanto no que diz respeito a aspectos técnico-acadêmicos quanto à administração geral.
No primeiro caso, destacam-se os materiais referentes à formulação, ao desenvolvimento e à avaliação de convênios, programas e projetos voltados às áreas de ensino, pesquisa e prestação de serviços em saúde pública, em muitos casos resultantes da cooperação com instituições brasileiras, estrangeiras e com organismos internacionais. Estes materiais contemplam , também, a realização de eventos acadêmicos-científicos ou de discussão de políticas públicas, incluindo a sua programação, os trabalhos apresentados e seus documentos finais. Dentre os registros que permitem um detalhamento das atividades finalísticas desenvolvidas, destacam-se textos, apostilas e outros materiais utilizados para fins didáticos ou como suporte à pesquisa, trabalhos, artigos e relatórios setoriais, assim como a correspondência emitida e recebida pela diretoria da unidade e pelos seus departamentos . Merecem destaque, ainda, os documentos que possibilitam a observação dos aspectos mais gerais do planejamento, da organização e do funcionamento da Fiocruz e da sua inserção em políticas públicas de âmbito nacional.
Quanto à documentação compreendida entre 1940 e 1954, esta refere-se à organização a ao funcionamento da Diretoria Nacional de Saúde.
A área de administração geral da unidade é contemplada, de forma abrangente, por documentos referentes a assuntos de pessoal, à aquisição e ao controle de materiais e equipamentos e, em menor escala, ao planejamento contábil da unidade.

Hospital Evandro Chagas

Reúne prontuários médicos com informações referenciais dos pacientes internados no Hospital Evandro Chagas. Constam dos prontuários os antecedentes familiares e pessoais do doente, histórico da moléstia, observações clínicas e diagnóstico. Acompanham os documentos formulário com anotações sobre o cotidiano do paciente internado, resultados de exames e fotografias. Cabe assinalar que o preenchimento dos campos nem sempre foi feito com regularidade.

Hospital Evandro Chagas

Gabinete

A seção é constituída por documentos referentes ao Congresso Interno, Núcleo Central de Decisões e Conselhos Técnico-Científico, Administrativo e Deliberativo da instituição, bem como processos eleitorais para o cargo de presidente da Fiocruz.

Direção

A documentação reúne atos oficiais e outros documentos formais expedidos pela direção do IOC, desde as suas origens até a sua incorporação à Fiocruz, normatizando procedimentos e informando sobre a vida funcional dos servidores. Inclui ainda a correspondência expedida pela direção, pelo Serviço de Administração e outros órgãos do Instituto, refletindo as várias atividades desenvolvidas ao longo do período, tais como: remessas de vacinas, laudos de análises de preparados, visitas de pesquisadores estrangeiros ao IOC, realização de cursos. A documentação inclui também a carta-testamento de Oswaldo Cruz.

Departamento de Imunologia

Os documentos encontram-se organizados em séries e subséries que refletem as funções e atividades desempenhadas pelo Departamento de Imunologia. A partir do estudo da estrutura, da correspondência e da análise dos documentos, foram estabelecidas as seguintes séries: Administração Geral; Ensino; Eventos; Produção Científica; e Correspondência.

Departamento de Helmintologia

Reúne cartas, telegramas, cartões-postais e fotografias produzidas e acumuladas pela direção do Departamento de Helmintologia.
Merece destaque o intercâmbio científico mantido por J. F. Teixeira de Freitas com pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Departamento de Ensino e Cursos

A documentação reflete aspectos da administração acadêmica da Coordenação dos Cursos do IOC. Contempla fichas de alunos com informações pessoais e sobre a sua formação, ocupação e desempenho no curso, dossiês de alunos contendo declarações; atestados e provas; atas e livros de atas que arrolam informações sobre a frequência e o desempenho dos alunos, assim como a realização de concursos de seleção. Contém, também, livros de assentamento de alunos e de registro de diplomas, certificados e aulas ministradas. Os documentos diversos incluem relatórios anuais, regimentos internos e correspondência do diretor do IOC e da coordenação referentes a aspectos vários da administração dos cursos. A documentação relativa ao Curso de Higiene e Saúde Pública inclui atas de exames, ofícios, relatórios, folhetos informativos, relação de alunos e programas de cursos.

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