Visualização de impressão Fechar

Mostrando 103 resultados

descrição arquivística
Fundo Imagem
Visualização de impressão Ver:

103 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Presidência

  • BR RJCOC 01
  • Fundo
  • 1944-2018

Documentos textuais: reúne cartas, ofícios, memorandos, telegramas, relatórios, atas de reuniões, atos da Presidência, resoluções, portarias, comunicados, designações, currículos, recortes de jornais, balancetes, projetos, ordens de serviço e organogramas, entre outros documentos relativos às atividades de planejamento e gestão superior da Fiocruz e à sua estrutura organizacional, aos processos eleitorais, ao Congresso Interno, à administração do campus, às atividades comerciais nacionais e internacionais, à gestão econômica, financeira, contábil e dos bens imóveis, ao gerenciamento de recursos humanos e das atividades administrativas que viabilizam a pesquisa, o ensino, a produção e os serviços desenvolvidos pelas unidades técnico-científicas da Fiocruz.
Documentos iconográficos: reúne fotografias que retratam aspectos das fachadas do Pavilhão Mourisco, do Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz e de algumas construções do campus de Manguinhos, alunos do Curso de Aplicação do IOC, instalações de Farmanguinhos, campanha sanitária com resinato de cobre – pó e pasta – no combate à esquistossomose no Espírito Santo e aspectos da Ilha do Pinheiro, na baía de Guanabara.
Documentos cartográficos: reúne plantas arquitetônicas de projetos de engenharia e arquitetura, bem como propostas técnicas para a coordenação e execução de obras de construção e reformas no campus de Manguinhos.
Documentos sonoros: reúne gravações de debates com candidatos à Presidência da Fiocruz; transmissão de cargo e posse da diretoria do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde; de posse e reuniões do Conselho Técnico-Científico da Fiocruz; do I Congresso Interno e de eventos diversos organizados pela instituição, como comemorações, homenagens, mostras, palestras e campanhas de vacinação.
Documentos tridimensionais: reúne placa comemorativa da visita do presidente Ernesto Geisel à Fiocruz em 14 de junho de 1976.

Presidência da Fundação Oswaldo Cruz

Escola Nacional de Saúde Pública

  • BR RJCOC 03
  • Fundo
  • 1934-2016

Documentos textuais: reúne documentos relativos às principais atividades desenvolvidas pela ENSP, como o ensino e a pesquisa, além de sua organização e funcionamento, tanto no que diz respeito às suas principais instâncias decisórias, como conselhos, coordenações de áreas, quanto a aspectos técnico-acadêmicos e à administração geral. No que se refere a ensino e pesquisa, destacam-se os materiais referentes ao planejamento e ao funcionamento dos cursos de saúde pública em níveis de aperfeiçoamento (Curso Básico de Saúde Pública) e pós-graduação lato sensu (especialização em saúde pública) e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado em saúde pública) e cursos regionalizados e descentralizados de saúde pública, como programas, relatórios de avaliação, mapas de controle de programas, quadros de horários, normas de mensuração e eficiência, relação de alunos, provas e textos. Inclui documentos relativos a formulação, desenvolvimento e avaliação de convênios, programas e projetos voltados às áreas de ensino, pesquisa e prestação de serviços em saúde pública, em muitos casos resultantes da cooperação com instituições brasileiras e com organismos internacionais. Os documentos contemplam também a realização de eventos científicoacadêmicos ou de discussão de políticas públicas, incluindo a sua programação, os trabalhos apresentados e seus documentos finais. Dentre os registros que permitem um detalhamento das atividades finalísticas desenvolvidas pela ENSP, destacam-se textos, apostilas e outros materiais utilizados para fins didáticos ou como suporte à pesquisa, artigos, relatórios setoriais e de projetos de pesquisa, avaliações epidemiológicas, programas de atividades, planos de ação, material didático elaborado para treinamento, livros de atas e relatórios das principais instâncias colegiadas, assim como a correspondência emitida e recebida pela diretoria da unidade e pelos seus departamentos. A área de administração geral da unidade é contemplada, de forma abrangente, por documentos referentes a assuntos de pessoal, à aquisição e ao controle de materiais e equipamentos e, em menor escala, ao planejamento orçamentário e ao acompanhamento contábil.
Documentos iconográficos: reúne fotografias situadas entre as décadas de 1960 e 1980, que retratam o prédio e as instalações da ENSP; eventos, como a IV Conferência Nacional de Saúde; cursos oferecidos pela instituição, tais como o Curso Básico Regionalizado de Saúde Pública e o de Odontologia Social; campanhas de vacinação e outras ações realizadas no Brasil e na África pelo Programa Ampliado de Imunizações. Inclui ainda cartazes educativos do Ministério da Saúde sobre campanhas de vacinação, saúde, desenvolvimento dos povos indígenas e utilização de medicamentos, entre outros. Documentos cartográficos: reúne plantas arquitetônicas do prédio sede da ENSP.
Documentos sonoros: reúne depoimentos orais produzidos entre 1985 e 1993 no âmbito de quatro projetos de pesquisa: História e saúde pública: a política de controle do câncer no Brasil; Reviravolta na saúde: origem e articulação do movimento sanitário; Ações integradas de saúde (AIS). Estudo de caso: estado do Rio de Janeiro; Programa Nacional de Imunizações. Possui também discos sonoros produzidos pelo Ministério da Saúde referentes às campanhas de controle de doenças e vacinação.
Documentos audiovisuais: reúne filmes cujas temáticas envolvem as condições sanitárias das populações da Amazônia e as principais doenças encontradas nessa região, como malária, hanseníase, leishmaniose e hepatite fulminante – conhecida como peste negra. Esses filmes foram produzidos pela ENSP em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde e o Smithsonian Institute Center for Folklife Programs Cultural Studies.

Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP)

Centro de Pesquisas René Rachou

  • BR RJCOC 04
  • Fundo
  • 1911-1990

Documentos textuais: reúne cartas, ofícios, circulares, relatórios de atividades, artigos científicos, questionários, registros de exames, recortes de jornais, recibos, discursos, quadros e gráficos, entre outros documentos, referentes aos estudos e às ações de profilaxia e controle da doença de Chagas no município de Bambuí (MG), a partir da década de 1940; à realização e análise de inquéritos epidemiológicos, bem como ao acompanhamento dos casos observados; à implementação de campanhas de combate à malária na região; às pesquisas realizadas pela equipe do posto, entre eles Emmanuel Dias e João Carlos Pinto Dias; à correspondência de Emmanuel Dias com Carlos Chagas e seus familiares; à administração do Laboratório Cruzdias, de caráter privado e dedicado à fabricação de produtos veterinários.
Documentos iconográficos: reúne fotografias referentes às ações do posto situado em Bambuí, desde sua constituição em 1940 até a década de 1990, tais como: campanhas de vacinação e de prevenção; atendimento médico; inquéritos epidemiológicos; pesquisa e expurgo de focos de barbeiro; moradias infectadas; melhorias realizadas nas habitações; casos graves de manifestação da doença de Chagas. Inclui ainda registros de visitas realizadas por cientistas estrangeiros ao CPqRR, eventos com a participação de Emmanuel Dias, trabalhos de vigilância epidemiológica e ilustrações científicas do protozoário Trypanosoma sp. e Schizotripanum cruzi inoculados em cobaias.

Instituto René Rachou (IRR)

Casa de Oswaldo Cruz

  • BR RJCOC 05
  • Fundo
  • 1979-2021

Documentos textuais: reúne projetos de pesquisa, formulários e relatórios técnicos, entre outros documentos, referentes aos projetos Organização e ampliação da documentação iconográfica do Museu do Instituto Oswaldo Cruz e Ampliação e organização do acervo iconográfico da Casa de Oswaldo Cruz, desenvolvidos pela instituição com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos.
Documentos iconográficos: reúne fotografias de coberturas de eventos promovidos pela Fiocruz e pela COC – exposições, seminários, mesas-redondas, encontros e comemorações institucionais, além de projetos técnico-científicos realizados pelos departamentos e núcleos, como atividades de restauro e conservação arquitetônica, divulgação científica e projetos de organização, conservação e produção documental.
Documentos sonoros: reúne depoimentos orais no gênero história de vida, de profissionais que desenvolveram suas atividades no âmbito das ciências biomédicas e da saúde pública no Brasil, além de gravações integrais de eventos promovidos pela Fiocruz, como o Congresso Interno, e também pela COC, como os Encontros de História e Saúde.
Documentos audiovisuais: reúne documentários produzidos pelo Departamento de Arquivo e Documentação (DAD) abordando temáticas relacionadas à história da instituição e à história das ciências biomédicas e da saúde pública. Inclui também vídeos produzidos e acumulados por outras instituições mediante doações e levantamentos em outros acervos, para execução de projetos e documentários realizados em cooperação com outras instituições.

Casa de Oswaldo Cruz

Instituto Nacional de Endemias Rurais

  • BR RJCOC 06
  • Fundo
  • 1956-1974

Documentos textuais: reúne ofícios, telegramas, programas e projetos de pesquisa, fichas de dados epidemiológicos e de levantamento parasitológico e helmintológico, relatórios de atividades, inquéritos sorológicos, artigos científicos, boletins informativos e recortes de jornais, entre outros documentos, referentes às atividades de ampliação do conhecimento no campo de endemias rurais, de aperfeiçoamento de seus métodos profiláticos, além das atividades destinadas a combatê-las, que eram desenvolvidas pelas circunscrições nos estados e municípios. Inclui também organogramas, boletins semanais, portarias, declarações, ofícios-circulares, planos de trabalho, termos de acordos e convênios, entre outros documentos, referentes às atividades de administração interna do INERu, bem como aquelas resultantes de suas relações com outras instâncias político-administrativas em sua condição de órgão do DNERu do Ministério da Saúde.
Documentos iconográficos: reúne fotografias das sedes dos centros de pesquisa construídos para atender ao desenvolvimento de programas, projetos e planos de pesquisas locais, como também das localidades que serviram como estudo de campo para pesquisas, seja pela coleta de animais, seja pelo alto grau de infecção entre seus habitantes, de pessoal treinado para atuar em tais pesquisas,
de laboratórios, postos médicos e também de construções de cunho profilático. Grande parte das fotografias apresenta-se colada a páginas de relatórios, alguns destes relativos às atividades geradas com base em convênios estabelecidos entre o INERu e instituições como a Organização Pan-Americana da Saúde, a Fundação Rockefeller, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, a United States Assistance for International Development e o Instituto Pasteur. É importante ressaltar que essas fotografias não abrangem todo o período de atuação do instituto, pois apresentam sua produção localizada entre 1951 e a década de 1970. Observa-se, também, que a maior parte das fotografias foi produzida enquanto o INERu esteve sob a direção de José Rodrigues da Silva.

Instituto Nacional de Endemias Rurais (INERu)

Instituto Fernandes Figueira

  • BR RJCOC 07
  • Fundo
  • 1940-2005

Reúne prontuários médicos, eletroencefalogramas, exames, laudos médicos, fichas de anestesia, autópsias, censo diário, censo hospitalar, cadernos de anotação, registro de admissões e altas, estatísticas, mapas de produção, entrevistas, movimento diário, inscrição de estagiários, relatórios e projetos de pesquisa. Inclui ainda documentos referentes à administração institucional, como folhas de frequência, cartões de ponto, livros de ponto, lotação de pessoal admitido, controle de expediente, guias de remessa, pedidos de material, notas fiscais e de empenho, agendas, livros de registro e de protocolo, declarações e cartas-convite.

Instituto Fernandes Figueira (IFF)

Bio-Manguinhos

  • BR RJCOC 08
  • Fundo
  • 1904-2000

Documentos textuais: reúne cartas, memorandos, ofícios, relatórios de atividades, laudos, artigos científicos, quadros demonstrativos, declarações, cronogramas de produção e planos de atividades do Laboratório de Febre Amarela, bem como do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e de Bio-Manguinhos. Inclui também programas e projetos de controle da febre amarela realizados pelo IOC, pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), documentos relativos aos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu ministrados pelo IOC e por outras instituições de ensino e pesquisa, documentos de caráter administrativo, como regulamentos, normas de funcionamento, regimentos, estatutos, atas de reuniões, relatórios orçamentários, de material e insumos.
Documentos iconográficos: reúne fotografias de estudos sobre o vírus da febre amarela e cartazes sobre a Campanha de Conscientização para a Qualidade e as formas de reação à vacinação antivariólica.
Documentos cartográficos: reúne plantas arquitetônicas da Motor Products Corporation.

Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos)

Farmanguinhos

  • BR RJCOC 09
  • Fundo
  • s.d.

Instituto de Tecnologia em Fármacos de Manguinhos (Farmanguinhos)

Conferência Nacional de Saúde, VIII

  • BR RJCOC 8C
  • Fundo
  • 1937-1988

Reúne cartas, memorandos, ofícios, telegramas, recortes de jornais, fotografias, relatórios de atividades, fichas de inscrição, transcrições de eventos, recibos de pagamento, dossiês temáticos, cartazes, decretos e revistas, entre outros documentos referentes à preparação, realização e repercussão da conferência.

Comissão Organizadora da VIII Conferência Nacional de Saúde

Conferência Nacional de Saúde, IX

  • BR RJCOC 9C
  • Fundo
  • 1974-1996

Reúne cartas, memorandos, ofícios, telegramas, discursos, recortes de jornais, fotografias, relatórios de atividades, fichas de inscrição, transcrições de eventos, moções, pronunciamentos, prospectos, listas de delegados e participantes, regulamentos, dossiês temáticos, comunicações em eventos, cartazes, convites, publicações e notas para imprensa, entre outros documentos referentes à preparação, realização e repercussão da conferência.

Comissão Organizadora da IX Conferência Nacional de Saúde

Alda Falcão

  • BR RJCOC AF
  • Fundo
  • 1942-2010

Reúne cartas, artigos científicos, informativos, resumos, recortes de jornais, fotografias e videos, entre outros documentos referentes à trajetória profissional da titular como pesquisadora na área de entomologia, com ênfase nos estudos sobre flebotomíneos, insetos vetores da leishmaniose.

Alda Lima Falcão

Astrogildo Machado

  • BR RJCOC AM
  • Fundo
  • 1901-2002

Reúne cartas, ofícios, recortes de jornais, noticiários, faturas, recibos, necrológicos, certificados, bulas, fotografias, cadernos de apontamentos, publicações, artigos científicos, certificados e prospectos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor, pesquisador e gestor.

Astrogildo Machado

Arthur Neiva

  • BR RJCOC AN
  • Fundo
  • 1904-1985

Reúne cartas, ofícios, cartões-postais, telegramas, currículos, discursos, fotografias, desenhos, diários de campo, artigos científicos, conferências, notas para imprensa e recortes de jornais e revistas, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular nas áreas de entomologia e parasitologia.

Arthur Neiva

Assuerus Overmeer

  • BR RJCOC AO
  • Fundo
  • 1911-1968

Reúne certificados de naturalização, certidões, certificados, nomeações, autorizações, decretos, requerimentos, certificados, ofícios, pareceres, portarias e cartas, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como bibliotecário do Instituto Oswaldo Cruz.

Assuerus Hippolytus Overmeer

Augusto Perissé

  • BR RJCOC AP
  • Fundo
  • 1864-1994

Reúne cartas, ofícios, memorandos-circulares, cadernos de apontamentos, declarações, recortes de jornais, currículos, relatórios de pesquisa, publicações, artigos científicos, apostilas de curso, cadernos de protocolo de pesquisa, fotografias, discursos e ensaios, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor e pesquisador na área de química orgânica e saúde pública, bem como no tratamento e controle da hanseníase.

Augusto Cid de Mello Perissé

Alvaro Tavares de Souza

  • BR RJCOC AT
  • Fundo
  • 1911-1989

Reúne cartas, telegramas, cartões, memoriais, currículos, discursos, palestras, diplomas, nomeações, certidões, certificados, convites, relatórios, boletins informativos, folhetos e recortes de jornais, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular no processo de institucionalização da profissão de médico no país e em eventos esportivos internacionais.

Álvaro Tavares de Souza

Aleixo de Vasconcellos

  • BR RJCOC AV
  • Fundo
  • 1905-1966

Reúne cartas, convites, diplomas, certificados, nomeações, discursos, artigos científicos, registros de laboratório e de rótulos de medicamentos, fotografias, periódicos, recortes de jornais e folhetos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como médico, pesquisador e professor na área de microbiologia.

Aleixo Nóbrega de Vasconcellos

Benjamin Gilbert

  • BR RJCOC BG
  • Fundo
  • 1893-1999

Reúne, cartas, ofícios, certificados, conferências, programas de eventos, artigos científicos, projetos de pesquisas, currículos, prospectos, folhetos, informativos, relatórios de atividades, recibos de pagamentos, recortes de jornais e revistas, fotografias e diplomas, entre outros documentos, referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como especialista em química, com ênfase em química de produtos naturais, no Brasil e exterior.

Benjamin Gilbert

Belisário Penna

  • BR RJCOC BP
  • Fundo
  • 1870-1985

Reúne cartas, bilhetes, projetos, relatórios, conferências, discursos, artigos científicos, recortes de jornais, folhetos, fotografias e mapas, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular na política de saúde pública brasileira, nas campanhas de saneamento rural e em questões sobre eugenia.

Belisário Augusto de Oliveira Penna

Cláudio Amaral

  • BR RJCOC CA
  • Fundo
  • 1942-2002

Reúne cartas, ofícios, memorandos, relatórios, manuais, guias, discursos, artigos científicos, informativos, recortes de jornais, mapas, cartazes, fotografias e diapositivos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como médico sanitarista.

Cláudio do Amaral Júnior

Carlos Chagas

  • BR RJCOC CC
  • Fundo
  • 1842-1959

Reúne cartas, telegramas, ofícios, relatórios de atividades, atas, nomeações, currículos, textos e artigos científicos, discursos, conferências, diplomas, designações, declarações, apostilas, fotografias, caricaturas, periódicos, recortes de jornais e folhetos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como pesquisador assistente, chefe de serviço e diretor do Instituto Oswaldo Cruz, diretor da Diretoria Geral de Saúde Pública, diretor do Departamento Nacional de Saúde Pública, professor catedrático da Universidade do Rio de Janeiro, diretor do Centro Internacional de Leprologia, membro do Comitê de Higiene da Liga das Nações e de diversas sociedades e associações científicas, bem como representante do Brasil em eventos no exterior.

Carlos Ribeiro Justiniano Chagas

Marcolino Candau

  • BR RJCOC CD
  • Fundo
  • 1933-1980

Reúne cartas, diplomas, certificados, resumos de indicações e fotografias, entre outros documentos referentes à trajetória profissional do titular, com ênfase em sua atuação como diretor-geral da Organização Mundial da Saúde.

Marcolino Gomes Candau

Celso Arcoverde

  • BR RJCOC CE
  • Fundo
  • 1922-2005

Reúne cartas, ofícios, telegramas, bilhetes, discursos, conferências, recortes de jornais, artigos científicos, informativos, relatórios de atividades, diários, publicações, comunicações em eventos, mapas, diapositivos e fotografias, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como médico, pesquisador e gestor na área de saúde pública, com ênfase na atuação em campanhas de combate e controle da peste e do tracoma.

Celso Arcoverde de Freitas

Carlos Chagas Filho

  • BR RJCOC CF
  • Fundo
  • 1756-2010

Reúne cartas, memorandos, ofícios, telegramas, bilhetes, convites, cartões-postais, discursos, conferências, diplomas, certificados, declarações, currículos, projetos de pesquisa, comunicações, artigos científicos, programas de eventos, notas para imprensa, protocolos de pesquisa, atas de reunião, entrevistas, relatórios de atividades, jornais, informativos, fotografias, recortes de jornais e revistas, passaportes, mensagens por fax e cartazes, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor, pesquisador, dirigente e membro de numerosas instituições e associações científicas, acadêmicas e culturais, tanto no Brasil como no exterior.

Carlos Chagas Filho

Clementino Fraga

  • BR RJCOC CL
  • Fundo
  • 1910-2003

Reúne cartas, telegramas, cartões, discursos, relatórios, demonstrativos financeiros, folhetos, artigos, recortes de jornais, entre outros documentos referentes à trajetória profissional do titular nos processos de formulação e implantação de políticas de saúde pública no Brasil.

Clementino da Rocha Fraga Júnior

Carlos Médicis Morel

  • BR RJCOC CM
  • Fundo
  • 1902-2000

Reúne cartas, memorandos, ofícios, circulares, currículos, catálogos de equipamentos e de produtos de laboratório, projetos de pesquisa, relatórios, patentes, certificados, cadernos de protocolo, periódicos, fotografias, diapositivos, teses, textos e artigos científicos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor, pesquisador e gestor na Universidade de Brasília e na Fundação Oswaldo Cruz.

Carlos Médicis Morel

Comissão Nacional da Reforma Sanitária

  • BR RJCOC CN
  • Fundo
  • 1978-1992

Reúne cartas, ofícios, telegramas, circulares, discursos, relatórios de atividades, informativos, atas e pautas de reuniões, portarias, decretos, comunicações em eventos, recortes de jornais, filmes e manifestos, entre outros documentos referentes às atividades da comissão.

Comissão Nacional da Reforma Sanitária

Corrêa Sobrinho

  • BR RJCOC CS
  • Fundo
  • 1933-1989

Reúne cartas, cartões-postais, ofícios, telegramas, certificados, currículos, conferências, relatórios, resoluções, portarias, pareceres, boletins informativos, fotografias e recortes de jornais, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular no campo da assistência e previdência social.

José Dias Corrêa Sobrinho

David Capistrano

  • BR RJCOC DC
  • Fundo
  • 1969-2019

Reúne, cartas, ofícios, certificados, diplomas, portarias, currículos, informativos, discursos, recortes de jornais, prospectos, folhetos, projetos, notas para a imprensa, livros, ensaios e fotografias, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como médico sanitarista, professor, secretário de saúde de Bauru e Santos e prefeito desta última cidade.

David Capistrano da Costa Filho

Resultados 1 a 30 de 103