Mostrando 47 resultados

descrição arquivística
Victor Tavares de Moura
Visualização de impressão Ver:

1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

À Margem da Batalha

Texto sobre favela: origens do termo e da primeira favela carioca situada no Morro da Providência.

Albergue da Boa Vontade

Carta de agradecimentos enviada por um albergado ao titular; ficha da albergada Palmena Braga de Araújo; fragmento (1 folha) de relatório do Albergue; relatório do Albergue com mapa dos serviços prestados, trabalhos realizados e despesas; regimento interno do Albergue; plano para a criação de uma Casa Maternal; fichas não preenchidas do
Albergue. Fotografias retratando: instalações do Albergue; comemorações; conferências; visitas de autoridades (destacando o presidente Getúlio Vargas, prefeito Henrique Dodsworth, cônego Olympio de Mello).

Albergue da Boa Vontade -nomeações

Nomeações do titular para a Clínica Sifiligráfica, para o cargo de chefe do Albergue da Boa Vontade; exoneração do titular do cargo de assistente da Clínica Sifiligráfica; resolução da Prefeitura no Distrito Federal provendo o cargo de diretor do Albergue da Boa Vontade; nomeação do titular para o cargo de médico do quadro permanente do Distrito Federal; comunicação informando a designação do titular para a comissão encarregada de estudar o problema das favelas; portaria designando o titular para organizar e chefiar os
serviços de seleção de trabalhadores destinados à Amazônia; pedido de reclassificação no padrão de vencimentos do titular.

Aspectos da Favela

Palestra proferida no Rotary Club, em 08/01/57. O texto apresenta um histórico das favelas cariocas e suas características, tais como o tipo de habitação, profissões, doenças etc.

Aspectos Sociais das Habitações e Conjuntos

Palestra apresentada aos alunos da Pontifícia Universidade Católica. O texto relaciona as condições da moradia e a ocorrência ou não de problemas médico- psico- sociais, apresentando exemplos observados nos Parques Proletários
Provisórios.

Biotipo e Seleção Profissional

Resumo de um método de seleção profissional aplicado em homens desempregados. O trabalho é baseado na experiência do Albergue da Boa Vontade e foi apresentado
no I Congresso Americano de Medicina do Trabalho, realizado em Buenos Aires entre 01 e 15/12/1949.

Depto de Assistência Social

Anteprojeto de Decreto-Lei para a criação do Departamento de Reeducação e Assistência Social, da Secretaria Geral de Saúde e Assistência, e sua justificativa enfatizando a importância desta iniciativa e da incorporação das entidades de amparo social já existentes, tais como: Albergue da Boa Vontade, Asilo São Francisco de Assis e Fazenda Modelo de Guaratiba; manuscrito, provavelmente do discurso de posse do titular; regulamento, relatórios e quadros demonstrativos dos diversos órgãos e serviços daquela repartição e correspondência do secretário geral de Saúde e Assistência ao titular por sua colaboração. Correspondência enviada pelo titular a Luiz Capriglio (secretário geral de Saúde e Assistência) solicitando sua exoneração; cartas enviadas por Péricles de Carvalho ( do Depar-tamento de Imigração) e por Otávio da Rocha Miranda (presidente da Legião Brasileira de Assistência) manifestando pesar pela exoneração do titular; fichas do Departamento de Assistência Social; relatório enviado ao secretário geral de Saúde e Assistência expondo a
situação do serviço social, apontando seus problemas e sugerindo medidas para a melhoria do serviço.

Depto de Assistência Social - nomeações

Respectivamente, decretos e portarias dispondo sobre nomeações e dispensa do titular do Departamento de Higiene e Assistência Social, posteriormente Departamento de Assistência Social, e da Secretaria Geral de Saúde e Assistência; parecer do D.A.S. sobre sugestões apresentadas pela Fundação Leão XIII para resolver o problema das favelas, onde o titular chama atenção para os gastos excessivos; portaria da Prefeitura do Distrito Federal nomeando o titular para o Conselho Fiscal da Fundação Leão XIII. Fotografias retratando solenidade de posse da diretoria

Diploma da Faculdade de Medicina e da Sociedade Médica do Instituto dos Bancários

Habilitação para exercer a profissão de motorista; requerimentos e certificados de tempo de serviço; certidões de nascimento e casamento; certificado de reservista com cópia; decretos do prefeito do Distrito Federal promovendo o titular de cargo; carteiras da Associação Brasileira de Imprensa, do Departamento de Alimentação da Prefeitura do Distrito Federal, do SESI, do Clube Municipal, do Conselho Regional de Medicina; lista de títulos e relação de trabalhos desenvolvidos pelo titular no Albergue da Boa Vontade e na Secretaria de Assistência e Saúde. Retratos do titular.

Diplomas e Nomeações

Nomeações do titular para chefe de coordenação assistencial do SESI, membro titular da Comissão Internacional Permanente pela Medicina do trabalho; diplomas de sócio titular da União Americana de Medicina do Trabalho, de membro titular do I Congresso Americano de Medicina do Trabalho, sócio honorário do Centro de Estudos Maternidade Dr. Henrique Batista, sócio efetivo da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho, membro correspondente estrangeiro da Sociedade Chilena de Medicina e Higiene do Trabalho, sócio honorário da Sociedade de Medicina do Trabalho do Uruguai

Docência

Carta enviada pela Pontifícia Universidade Católica convidando o titular para lecionar na cadeira de administração de obras da Escola de Serviço Social; portarias (2) da Prefeitura do Distrito Federal designando o titular para lecionar na cadeira de sociologia da Escola de Enfermeiras Rachel Haddock Lobo.

Documentação Complementar

Esta série contém, principalmente, telegramas de pêsames e condolências por ocasião da morte do titular.

Documentos Pessoais

Reúne documentos que fornecem informações sobre a vida privada do titular destacando o diploma da faculdade de medicina.

Favela

Manuscrito abordando histórico da favela situada no Morro da Providência.

Favelas

O texto enfatiza a ação da Prefeitura no combate às favelas através dos Parques Proletários Provisórios e a necessidade de ações coordenadas dos setores Federal, Estadual e Municipal.

Favelas e Habitações Populares

Texto apresentado em palestra, enfocando as características das favelas do Rio de Janeiro (Gávea, Largo da Memória, Cidade Maravilhosa), outros tipos de habitação popular ( estalagem, cortiço, casa de cômodos, cabeça de porco) e as tentativas da Prefeitura para solucionar o problema.

Impressos

Contém dossiê reunindo recortes de Diário Oficiais e de
jornais cujas reportagens e artigos abordam, principalmente, temas relativos à assistência e seguridade social, medicina, moradias populares e favelas. A série contém, ainda, livros, periódicos e impressos sobre medicina do trabalho.

Males Sociais e suas Causas

Fragmento de um texto abordando as fontes do desgaste social. Os fatores apontados podem ser herdados ou adquiridos (debilidade mental, epilepsia, incapacidade física) ou ter origem no meio físico ou ambiente social.

Medicina del Trabajo

Revista com artigos sobre medicina do trabalho. O periódico traz um artigo sobre o titular.

Medicina del Trabajo

Revista com artigos sobre medicina do trabalho. A publicação contém um cartão enviado pela direção à Cristina Tavares de Moura.

Resultados 1 a 30 de 47