Mostrando 127 resultados

descrição arquivística
Centro de Pesquisas René Rachou
Visualização de impressão Ver:

Assuntos pessoais e familiares; ao relato da doença de Chagas na costa ocidental do México, Guatemala, El Salvador, Panamá, Colômbia, Venezuela e Equador

À exposição sobre Carlos Chagas no Palais de la Découverte; envio de trabalhos sobre o combate dos Planorbídeos; ao uso de pentaclorofenato de sódio como moluscocida; aos convites feitos à vários pesquisadores para escreverem sobre doença de Chagas; a campanha de erradicação do T. infestans e do P. megistus; às indicações para ser membro do “Royal Society of Tropical Medicine” e do “Gran Concejo de la Ordem Internacional del Merito Científico”; à solicitação de dados sobre barbeiros em vários estados feita ao Serviço Nacional de Malária; ao agradecimento pela transmissão de dados sobre a distribuição de triatomas nos estados de Goiás e Mato Grosso; aos convites para a Conferência em Buenos Aires sobre o combate a Doença de Chagas e para participar
do periódico “Boletim de la OPAS”.

Centro de Pesquisas René Rachou

  • BR RJCOC 04
  • Fundo
  • 1911-1990

Documentos textuais: reúne cartas, ofícios, circulares, relatórios de atividades, artigos científicos, questionários, registros de exames, recortes de jornais, recibos, discursos, quadros e gráficos, entre outros documentos, referentes aos estudos e às ações de profilaxia e controle da doença de Chagas no município de Bambuí (MG), a partir da década de 1940; à realização e análise de inquéritos epidemiológicos, bem como ao acompanhamento dos casos observados; à implementação de campanhas de combate à malária na região; às pesquisas realizadas pela equipe do posto, entre eles Emmanuel Dias e João Carlos Pinto Dias; à correspondência de Emmanuel Dias com Carlos Chagas e seus familiares; à administração do Laboratório Cruzdias, de caráter privado e dedicado à fabricação de produtos veterinários.
Documentos iconográficos: reúne fotografias referentes às ações do posto situado em Bambuí, desde sua constituição em 1940 até a década de 1990, tais como: campanhas de vacinação e de prevenção; atendimento médico; inquéritos epidemiológicos; pesquisa e expurgo de focos de barbeiro; moradias infectadas; melhorias realizadas nas habitações; casos graves de manifestação da doença de Chagas. Inclui ainda registros de visitas realizadas por cientistas estrangeiros ao CPqRR, eventos com a participação de Emmanuel Dias, trabalhos de vigilância epidemiológica e ilustrações científicas do protozoário Trypanosoma sp. e Schizotripanum cruzi inoculados em cobaias.

Instituto René Rachou (IRR)

Correspondência e acordo sobre convênios estabelecidos entre o CPqRR

O Ineru, a Sucam e os municípios de Divinópolis (MG), Bambuí (MG) e Diamantina (MG) para a implantação do Serviço de Vigilância Epidemiológica da doença de Chagas e para realizar campanhas contra os transmissores da doença de Chagas em 17 municípios do alto Jequitinhonha. Inclui também circular sobre convênio celebrado entre CNPq e a Fiocruz sobre acompanhamento e avaliação de projetos.

Resultados 1 a 30 de 127