Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz

Identity area

Identifier

RJCOC

Authorized form of name

Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz

Parallel form(s) of name

Other form(s) of name

  • Fiocruz/COC

Type

Contact area

 

SALA DE CONSULTA - Departamento de Arquivo e Documentação Primary contact

Type

Address

Street address

Departamento de Arquivo e Documentação - Av. Brasil, 4036, sala 614 - Manguinhos

Locality

Rio de Janeiro

Region

RJ

Country name

Brazil

Postal code

21040-361

Telephone

(021) 3882-9124

Fax

Email

URL

Note

 

Ana Roberta de Souza Tartaglia - Chefe do Departamento de Arquivo e Documentação

Type

Address

Street address

Locality

Rio de Janeiro

Region

RJ

Country name

Brazil

Postal code

21040-361

Telephone

(0XX21) 3882-9123

Fax

(21) 3882-9244

Email

URL

Note

 

Marcos José de Araújo Pinheiro - Diretor da Casa de Oswaldo Cruz

Type

Address

Street address

Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) - Av. Brasil, 4365 - Manguinhos

Locality

Rio de Janeiro

Region

Rio de Janeiro

Country name

Brazil

Postal code

21040-900

Telephone

(21) 3865-2121

Fax

Email

Note

 

Renato da Gama-Rosa Costa - Chefe do Departamento de Patrimônio Histórico

Type

Address

Street address

Locality

Region

Country name

Postal code

Telephone

(21) 3865-2264

Fax

Email

Note

 

Héliton Barros - Chefe do Museu da Vida

Type

Address

Street address

Locality

Region

Country name

Postal code

Telephone

(21) 2590-6747

Fax

Email

Note

 

Dominichi Miranda de Sá - Chefe do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde

Type

Address

Street address

Locality

Region

Country name

Postal code

Telephone

(21) 3865-2294

Fax

Email

Note

 

Karina Praxedes Gagliano - Assistência Técnica do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Fiocruz (Sigda)

Type

Address

Street address

Locality

Region

Country name

Postal code

Telephone

(21) 3882-9081

Fax

Email

Note

 

Biblioteca de História das Ciências e da Saúde

Type

Address

Street address

Locality

Region

Country name

Postal code

Telephone

(21) 3882-9087

Fax

Email

Note

Description area

History

A história da Fundação Oswaldo Cruz começa em 25/5/1900, com a criação do Instituto Soroterápico Federal, voltado para a fabricação de soros e vacinas contra a peste bubônica. O local escolhido para a construção do prédio central, chamado futuramente de Pavilhão Mourisco, foi a antiga Fazenda de Manguinhos, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Em 1902, Oswaldo Cruz assumiu a direção-geral do Instituto, ampliando suas atividades, que passaram a incluir a pesquisa básica aplicada e a formação de recursos humanos, deixando de se restringir à fabricação de soro antipestoso. Em 1904, inicia-se a construção do conjunto arquitetônico-histórico, que inclui o Pavilhão Mourisco ou Castelo de Manguinhos, a Cavalariça, o Quinino, o Pavilhão do Relógio ou Pavilhão da Peste, o Hospital Evandro Chagas, o Pombal ou Biotério para Pequenos Animais, o Pavilhão Arthur Neiva e o Restaurante Central.
A Casa de Oswaldo Cruz foi criada em 1985, como um centro de pesquisa, documentação e informação. Desenvolve atividades de pesquisa em história, sociologia e filosofia da ciência e da saúde pública, de arquivo e documentação, preservação do patrimônio arquitetônico, ensino, promoção cultural, educação e divulgação científica.

Geographical and cultural context

A criação do Instituto Soroterápico Federal e da Fundação Oswaldo Cruz ocorreu no contexto de aperfeiçoamento das condições sanitárias no país e, principalmente, na capital federal, o Rio de Janeiro.

Mandates/Sources of authority

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Ato da Presidência n. 221/1985-PR, entrado em vigor em 19/11/1985.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Regimento interno aprovado em assembléia geral em 5/7/2007.

Administrative structure

Records management and collecting policies

O Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (SIGDA) é um projeto desenvolvido sob a coordenação do Departamento de Arquivo e Documentação da COC, que tem por objetivo assegurar de forma eficiente a produção, administração, manutenção e destinação dos documentos gerados pela Fiocruz. A partir desse conjunto de ações, visa o estabelecimento de políticas e processos de gestão arquivística. As ações de implantação do projeto, desenvolvidas a partir de 1995, envolvem, em linhas gerais, as atividades de: diagnóstico da situação dos arquivos e dos processos de gestão da informação; levantamento e análise das massas documentais acumuladas; organização dos arquivos correntes; estruturação de arquivo intermediário nas unidades; estabelecimento de normas e procedimentos de gestão documental, com a elaboração de instrumentos técnicos.
Ver: Política de Preservação e Gestão de Acervos Culturais das Ciências e da Saúde. Anexo - Programa de Incorporação de Acervos. Rio de Janeiro, Casa de Oswaldo Cruz, 2014. Disponível em: http://coc.fiocruz.br/images/stories/PDFs/Programa%20de%20incorporao%20VALIDADO%20CD_COC_PARA%20PORTAL_2015-05-21.pdf

Buildings

O conjunto arquitetônico-histórico foi tombado em 1981, pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (hoje IPHAN) e, em 1998, pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (INEPAC).
Construído entre 1904 e 1905, o Pavilhão da Peste ou do Relógio é o mais antigo prédio do conjunto arquitetônico e foi projetado por Luiz Moraes Júnior. Com um relógio de quatro faces localizado numa pequena torre, o prédio, que hoje abriga a sede da Casa de Oswaldo Cruz foi construído com tijolos importados da Marselha e possui janelas alemãs, com um arquitetura típica do período elisabetano.

Holdings

A Fundação Oswaldo Cruz está intimamente associada à pesquisa biomédica e de saúde pública no Brasil desde o início do século XX, e tem sido palco do surgimento e da consolidação de escolas de pesquisa, ensino e práticas sanitárias, assim como da formulação de políticas públicas que influenciaram os rumos tomados pelos cuidados com a saúde e o desenvolvimento científico e tecnológico no país. Toda esta história figura no amplo acervo da instituição, nos seus edifícios, em suas bibliotecas ou nas coleções científicas e conjuntos documentais acumulados em Manguinhos no decurso da sua trajetória, hoje sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz.
Em 2013, o acervo documental do Hospital Escola São Francisco de Assis - que estava sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz - foi transferido para a custódia do Centro de Documentação do Ensino Médico (CEDEM), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Janeiro.

Finding aids, guides and publications

Encontram-se à disposição dos pesquisadores, na Sala de Consulta do Departamento de Arquivo e Documentação, todos os instrumentos de pesquisa (inventários, catálogos, repertórios etc.) produzidos pelas áreas de tratamento técnico do acervo, bem como algumas bases de dados e o Guia do acervo da Casa de Oswaldo Cruz.
Além de instrumentos de pesquisa, a Casa de Oswaldo Cruz possui um Núcleo Editorial responsável pela publicação da revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos.

Access area

Opening times

Funcionamento do Departamento de Arquivo e Documentação: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados regionais e nacionais.
A consulta local está temporariamente interrompida em função da mudança do acervo arquivístico para o prédio do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) da Casa de Oswaldo Cruz, localizado no campus de Manguinhos, prevista para ocorrer entre agosto e outubro de 2021.

Access conditions and requirements

A maior parte dos documentos encontra-se aberta à consulta em condições de acesso irrestrito ou mediante autorização após avaliação dos objetivos e finalidades da pesquisa a ser efetuada. Em ambos os casos é necessária a assinatura do Termo de responsabilidade, instrumento que define condições e determina responsabilidades no uso das informações. Sob nenhuma hipótese é concedido o empréstimo de documentos que integram o acervo arquivístico da instituição. O empréstimo de material bibliográfico é concedido aos funcionários, bolsistas, estagiários e alunos, bem como a outras instituições por meio de empréstimo entre bibliotecas.

Accessibility

Para ida à instituição, pode-se recorrer a ônibus municipais e intermunicipais com itinerário pela avenida Brasil.
Os prédios contam com rampa de acesso, elevadores e banheiros para portadores de necessidades especiais.

Services area

Research services

O Departamento de Arquivo e Documentação também promove o atendimento aos usuários por correspondência, telefone, fax ou correio eletrônico.

Reproduction services

De maneira geral, são permitidas reproduções de documentos textuais, iconográficos, audiovisuais e sonoro mediante a assinatura, pelo consulente, de Termo de cessão de direito de uso. Podem ser obtidas, mediante pagamento de taxa de serviço, cópias eletrostáticas, cópias em papel a partir de microfilmes; cópias digitalizadas; cópias fotográficas e reprodução de fitas de áudio e vídeo. As cópias eletrostáticas de documentos e livros raros somente serão autorizadas caso não acarretem prejuízo à sua conservação.

Public areas

Control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES. ISDIAH: International Standard for Describing Institutions with Archival Holdings. Paris: International Council on Archives, 2008.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação, referências, elaboração. Rio de Janeiro, 2000. 22p.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). CODEARQ: código de entidades custodiadoras de acervos arquivísticos. Disponível em: www.conarq.arquivonacional.gov.br. Acesso em: 22 fev. 2009.

Status

Final

Level of detail

Full

Dates of creation, revision and deletion

09/05/2008 (Criação)
2008-05-09 (ISO 8601)

19/07/2021 (Revisão)

Language(s)

Script(s)

Sources

CASA DE OSWALDO CRUZ. Departamento de Arquivo e Documentação. Guia do acervo da Casa de Oswaldo Cruz – 2. ed. rev. e ampl. – Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.

Maintenance notes

Autor: Maria da Conceição de Castro e Francisco dos Santos Lourenço

Access points

Access Points

  • Clipboard

Primary contact

Departamento de Arquivo e Documentação -
Av. Brasil, 4036, sala 614 - Manguinhos
Rio de Janeiro, RJ
BR 21040-361