Dossiê 03 - Alba Maria F. do Amaral

Área de identificação

Código de referência

BR RJCOC 05-06-01-01-02-03

Título

Alba Maria F. do Amaral

Data(s)

  • 2015 (Produção)

nível de descrição

Dossiê

Dimensão e suporte

Documentos sonoros: 1 item (DVD; 1h15m; arquivo digital)

Área de contextualização

Nome do produtor

História arquivística

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Esta entrevista gravada em 27 de maio de 2015, aborda sua experiência profissional como educadora sanitária na India e Etiópia, no decorrer das atividades de erradicação da varíola.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição

Condições de reprodução

Sem restrição

Idioma do material

Forma de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Transcrição e sumário

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Sumário da entrevista com Alba Maria Figueiredo do Amaral
Entrevistadora: Laurinda Rosa Maciel
Data: 27/05/2015
Duração: 1 Hora e 5 minutos


  • de 0:00 a 15:00 minutos:
  • Breve apresentação da depoente a respeito de sua formação como professora, primeira experiência de trabalho, influências (Paulo Freire, Darcy Ribeiro) na Pedagogia; atividades docentes em Cantagalo, estado do Rio de Janeiro; aptidão para outras tarefas realizadas na escola e a proximidade com a área da saúde e educação; atividades nas campanhas de prevenção de pólio, sarampo, tuberculose e hanseníase no posto de saúde local;
  • Como conheceu o esposo, Claudio do Amaral Júnior; envolvimento maior na área da saúde pública; primeiras experiências na India para a campanha de erradicação da varíola; fala sobre treinamentos realizados neste período e seu crescimento como combatente da doença; fala sobre o método que envolvia a mobilização das escolas através da língua, esportes, e religião.
  • de 15:00 a 30:00 minutos:
  • A religião como fator positivo na campanha contra a varíola; a importância da Shitala (deusa da varíola) nas campanhas de vacinação da varíola e os alunos comprometidos com a erradicação; o contato com famílias cristãs, hindus ou muçulmanas e os choques culturais; o trabalho na Etiópia e o contexto revolucionário da década de 1970 com o término do regime aristocrata; o contato com Indira Gandhi e a parceria para os trabalhos de saúde pública;
  • de 30:00 a 45:00 minutos:
  • Escola como miniatura da sociedade e as fortes influências de Paulo Freire e Darcy Ribeiro; o papel do educador; a importância da família no processo educacional; critica a falta de continuidade das políticas públicas no país; a campanha de erradicação da varíola e as responsabilidades com o processo; populações nômades e o desafio da vacinação; as Farm Association e o apoio recebido na campanha com as populações nômades, devido ao ritual de variolização que disseminava mais a doença;
  • de 45:00 a 65:00 minutos:
  • As principais tribos da Etiópia e sua organização que facilitou a implementação da campanha; o sequestro de Claudio Amaral por 23 dias pelas forças revolucionárias; o retorno à Etiópia recentemente e a visita aos lugares que residiram; a situação da mulher na Índia e Etiópia; as diferenças culturais e de gênero e a subjugação da mulher; os casamentos na India e seu significado cultural e familiar; a organização familiar muçulmana e o respeito às culturas estrangeiras; a inserção total do casal na cultura local e a importância para o sucesso da campanha de erradicação da varíola.

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - local

Ponto de acesso - nome

Pontos de acesso de género

Área de controle da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status da descrição

nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Fontes utilizadas na descrição

Zona da incorporação

Entidades coletivas, pessoas ou famílias relacionadas

Géneros relacionados

Lugares relacionados